sexta-feira, novembro 25, 2011

O(s) Dia(s) Das Bruxas, parte II

 

A profecia, a sibila e a palavra

clip_image002

No dia 28 de Novembro, numa sexta-feira bem fria, as turmas do 7º A e do 8ºA juntaram-se para assistir a uma sessão de profecias, de sons estranhos vindos do escuro e de leituras de contos mágicos criados por todos os alunos.

Antes de tudo começar, cada um trouxe um pequeno petisco para uma grande mesa cheia de folhas de outono e de morcegos. Durante uma hora, toda a gente conviveu ao som de músicas alusivas ao dia, trocaram ideias e receitas de culinária. Foi uma bela ocasião para professores, alunos e encarregados de educação se conhecerem e, como os brasileiros dizem, “baterem uma prosa”.

Após o jantar de convívio, a comunidade escolar recebeu a visita de uma sibila, uma profetiza vinda do Oráculo de Delfos, na Grécia. Cada um dos alunos e pais escolheu uma carta do Tarot e, para espanto de todos, a vidente profetizou o futuro de cada um dos presentes, para além de comparar cada ser que ali estava a um ser mitológico e mágico. Isto foi motivo para muita galhofa, fascínio e magia. clip_image004

Foi nesta altura que começaram a aparecer coisas muito estranhas: orbes celestiais, espíritos meio formados, sombras um tanto ou quanto assustadoras. Dir-se-ia que uma porta entre os dois mundos- o dos vivos e os dos mortos – tinha sido aberta sabe-se lá por quem. E as fotos assim o comprovam...

No fim, os alunos, juntamente com os convidados, leram os seus contos de terror e do género fantástico para uma audiência irrequieta e bem disposta. Um júri imparcial – composto pelos alunos Ana Borralho, Mariana Neca e Jessica Correia escolheram os grandes vencedores: para a turma 8º A, o prémio foi para o Manuel Ruivo, tendo sido as alunas Catarina Faquinéu e Catarina Silva a arrecadar o galardão para o sétimo ano. Qual foi a recompensa? Um livro, é claro.

Resta-nos agradecer aos professores Nuno Raposo, Cláudia Fava e Lurdes Deodato da turma do Curso Profissional 2D 3D, por nos terem auxiliado na preparação dos sons e das animações. A professora Maria José Correia, diretora de turma do 8º ano colaborou com a biblioteca da escola/PNL na criação de contos de terror ou fantásticos concebidos na sua sala de aula, para além de ter estado também presente nesta festividade. Por fim, um bem-haja ao dito cujo “júri imparcial”, já mencionado, e o aluno Tiago Palma por ter colaborado nesta atividade, ao ler vários contos.

Para o ano há mais!!

Sem comentários: