terça-feira, novembro 29, 2011

Livro Da Semana

 

O Espetáculo da Vida, de Richard Dawkins

Vivemos num mundo onde o código genético é uma realidade; onde as viagens clip_image001espaciais já são o “pão nosso de cada dia”; onde cientistas já conseguem fazer crescer ossos, graças à descoberta das células estaminais; vivemos num mundo onde já foi clonado um ser vivo; onde a informação e o saber estão ao alcance de qualquer ser humano (ou quase todos); onde os direitos humanos e os dos animais são cada vez mais uma realidade inquestionável; onde a vida de um ser humano já pode chegar quase aos 100 anos. Sim, este é um mundo de progresso, de ciência, de civilização.

E no entanto…

E no entanto, mais de 50% da humanidade ainda acredita que o mundo foi construído em apenas seis dias, cristãos, judeus e muçulmanos incluídos. Para esta gente, a Teoria da Evolução é um insulto a Deus porque, na sua opinião, acaba com a fé no Criador do Universo. Ora, esta ideia não pode ser mais ridícula porque aquilo que interessa à Evolução é saber como é que a Vida – que já cá estava - evoluiu neste planeta, não é saber quem é que a fez. Com efeito, Deus pode muito bem ter concebido Vida através do método evolucionista. E aqui entre nós: se Deus é eterno, para quê a pressa?

clip_image002 Estes fiéis fecham os olhos à realidade e recusam-se terminantemente a aceitar qualquer prova que os cientistas lhes tragam, boicotam sistematicamente as aulas dos professores de Ciências, possuem um rancor profundo à Ciência e tentam à força implementar a tese criacionista (hoje em dia conhecida pelo nome de Design Inteligente) nas escolas de todo o mundo. Até agora não têm tido sorte alguma nos países ocidentais. Mas nada nos diz que um dia eles não consigam finalmente vingar o seu Deus e negar a Verdade às futuras gerações…

Precisamente para evitar esta tragédia, Richard Dawkins, entre muitos outros cientistas de renome, escreveu um livro que explica passo a passo, e de uma forma bastante objetiva e fácil, o que é a Teoria da Evolução, porque recebeu o nome de “Teoria”, por que motivo tantos cientistas e sábios já a aceitam como sendo uma realidade. Por fim, quebra com uma série de mitos e mentiras relacionados com a Evolução. É uma espécie de “guia para totós”, e eu incluo-me neste grupo. E, por isso mesmo, é um prazer lê-lo e devorá-lo em poucos dias.

Polémico, brilhante e provocador, Richard Dawkins no seu melhor.

O Génio de Charles Darwin (Legendado), parte I

Sem comentários: