quinta-feira, junho 13, 2019

Balanço geral da atividade Para que serve a escola?


Balanço geral da atividade Para que serve a escola?

Já tínhamos mencionado num dos nossos posts anteriores que a equipa da nossa biblioteca e centro de recursos, a pedido do docente Jorge Ferreira, estava a realizar três aulas com as turmas A e D do 7º ano, na disciplina de Cidadania (professora Susana Laneiro). O seu objetivo consistia em mostrar aos alunos de hoje o quão importante é a escola nas nossas vidas (podem (re)lê-lo aqui. No geral, cerca de 20 discentes participaram nestas mini-lições engraçadas e lúdicas.
A brincar, a brincar, lá se foram dando informações importantes e lá se foi estimulando os alunos a pensar no seu presente e futuro. No entanto, “ficar com a sensação de que” alguma coisa correu bem, não chega para fazermos um balanço correto. Por isso mesmo, pediu-se às duas turmas que preenchessem um simples questionário de três perguntas apenas, questionário esse que era (obviamente!) anónimo.  E os resultados foram, para grande alegria nossa, muito positivos!
Mas vamos por partes: no que diz respeito à 1ª questão (Qual foi a informação mais importante que aprendeste, durante estas três aulas?), verificamos imediatamente que a informação que mais impacto teve nas turmas foram as profissões do passado que desapareceram e as profissões que provavelmente poderão existir no futuro. De facto, os alunos ficaram surpreendidos (e alguns até alarmados!) com a quantidade de empregos que irão deixar de existir já no tempo deles, e todos os que sobreviverem ou forem inventados necessitarão do cérebro e criatividade humanas. Daí a importância da escola e dos estudos: servir cafés e carregar bilhas de gás será algo do passado. Eis os resultados (alguns deram mais do que uma informação):

QUESTÃO 1- Qual foi a informação mais importante que aprendeste, durante estas três aulas?
Antigamente  havia pessoas que tinham mais direitos do que outras – 3 alunos
A escola é muito importante – 4 alunos
A escola cria mobilidade social  - 1 aluno
Muitos empregos desapareceram – 3 alunos
O que serei no ano de 2050 – 2 alunos
Empregos que existirão no futuro – 7 alunos
O que fazemos agora na escola terá consequências no futuro  - 1 aluno

Continuando com a segunda questão (Dá a tua opinião sincera sobre esta atividade), foi um prazer verificar que todos os discentes que participaram gostaram da experiência. E houve atá surpresas: quatro mencionaram que a atividade fê-los pensar no seu futuro. Estamos confiantes de que estes resultados são genuínos, pois o questionário era anónimo (mais uma vez, vários alunos deram mais do que uma informação):
 QUESTÃO 2:  Dá a tua opinião sincera sobre esta atividade.
Foi engraçada/divertida/interessante – 13 alunos
Aprendemos mais sobre os nossos direitos – 3 alunos
Aprendemos muita coisa - 10 alunos
Temos que saber o que esperar do futuro -  4 alunos
Gostei muito porque foi uma atividade diferente  - 1 aluno
Chegámos finalmente à última questão (Gostarias que a equipa da biblioteca fizesse mais atividades com a tua turma? Porquê?). Todos afirmaram que sim, esta colaboração entre disciplinas e BECRE é para continuar. E deram várias razões para justificar a sua opinião (muitos deram mais do que uma resposta):
QUESTÃO 3 – Gostarias que a equipa da biblioteca fizesse mais atividades com a tua turma? Porquê?
Sim, aprendemos sempre novas coisas – 8 alunos
Sim, porque foi divertido- 11 alunos
Sim, porque devemos estar preparados para o futuro – 2 alunos
Sim, é giro fazermos atividades com a biblioteca – 1 aluno
Sim, porque aprendemos melhor -  4 alunos

 Para terminar, a professora Susana Laneiro pediu às turmas que acrescentassem uma opinião final (Queria ainda dizer que...). Nota-se com facilidade que estes alunos souberam fazer a ligação entre a Escola e o tópico dos Direitos Humanos, embora não o tenham desenvolvido muito:

OPINIÃO FINAL - Queria ainda dizer que...
Aprendi muitas coisas do século  passado – 5 alunos
Temos o direito de estudar, mesmo não gostando da escola – 1 aluno
Não respondeu – 5 alunos
Queria ter mais aulas destas – 2 alunos
A escola faz parte dos direitos humanos -  2 alunos
Os direitos humanos têm que ser respeitados – 5 alunos

Olhando para este balanço, podemos afirmar que estamos contentes com estas três aulas, e agradecemos o desafio do professor Jorge Ferreira. Para o próximo ano letivo, iremos trabalhar na disciplina de Português ou História o livro Do Cinzento ao Azul Celeste, de Ana Oliveira. A biblioteca já adquiriu 5 exemplares. É pouco, mas já ajuda para uma leitura e debate na sala de aula.
Uma coisa é importante: algumas sementinhas germinaram. Vários alunos aperceberam-se do impacto que a escola terá no seu futuro. É chata? É, sim senhor. É trabalhosa? É, sim senhor. Mas será graças a ela que muita gente sairá da pobreza e triunfará na vida.
Imagens retiradas daqui , daqui e daqui .

Sem comentários: