quinta-feira, junho 06, 2019

Sim, as plantas sentem as más vibrações. E podem morrer por causa disso


Sim, as plantas sentem as más vibrações.  E podem morrer por causa disso
Já se desconfiava há muito tempo que as plantas interagiam com o restante mundo animal. Afinal, as chamadas “mãos verdes” pertenciam àquelas pessoas que gastavam o seu tempo a falar com as suas flores e que, normalmente, eram bem-humoradas. Notou-se também que as árvores plantadas ao pé de locais com muita dor tendiam a crescer mais devagar do que aquelas que eram colocadas em locais felizes e cheios de luz. Mas a Ciência recusava-se a acreditar neste facto... Até ao dia em que um pensador alemão, de nome Rudolph Steiner, começou a operar milagres na sua horta. Este fenómeno bem documentado criou uma revolução de pensamento, especialmente a partir dos anos 60 do século passado.
Desta vez, a companhia IKEA decidiu fazer uma experiência numa escola dos Emirados Árabes Unidos. Duas plantas foram colocadas no hall de entrada do estabelecimento de ensino. Uma levou um mês a ser “insultada” pelos alunos, a outra era elogiada e mimada. Ambas receberam a mesma água, a mesma luz, a mesma terra, o mesmo fertilizante. Pertenciam à mesma espécie e tinham o mesmo tamanho. O objetivo consistia em mostrar aos estudantes o impacto negativo do “bullying” na vida de uma planta, quanto mais na vida de um ser humano. Ao fim de um mês, os resultados foram gritantes: aquela que foi “bullyada” estava murcha, amarela, tristonha, mais raquítica. A outra que foi mimada estava viçosa, verde, saudável e mais crescida.
Podemos contestar até que ponto esta é uma experiência moralmente correta. Porém, uma coisa é certa: olharmos para o impacto das nossas palavras – os estudantes viram mesmo a sua maldade estampada num ser vivo! – trouxe mudanças de comportamento naquela escola, e abriu a mente de todos os que assistiram a esta experiência. Escusado será dizer que a planta ferida já está numa casa em boas mãos, a ser amada e acarinhada, se bem que ainda vá levar algum tempo a recuperar...
Outras experiências têm sido feitas, como, por exemplo, a dos frascos de arroz, um experimento ainda hoje polémico da autoria do japonês Mazaru Emoto. Mas usar uma planta produz um impacto maior, precisamente porque esta não pode falar, não pode fugir, não se pode esconder. Está exposta à crueldade dos outros. Tal e qual uma criança vítima de bullying.
Sim, as palavras magoam. A Ciência acabou de o provar. Vejam agora o vídeo desta atividade.

Vídeo: Bully a plant (Ikea)

Imagem retirada do vídeo acima citado

Sem comentários: