terça-feira, junho 04, 2019

Estante do mês de Junho – Chegaram as férias!!

Imagem retirada daqui .
Sim, vem aí a silly season, como se costuma chamar ao Verão. É o tempo das músicas parvas, dos filmes que não nos puxam pela cabeça, de estarmos repatanados no sofá ou na areia a olhar para o nada, de pararmos, viajarmos ou, simplesmente, batermos uma sorna bem merecida às horas que bem nos apetecer.
E não, não é tempo mal gasto ou improdutivo: são precisamente estes momentos de ócio que nos permitem recarregar baterias e voltarmos a um novo ano letivo com mais cabeça, mais juízo e mais vontade de trabalharmos. Esta é a estação em que “puxarmos pela cabeça” não é aconselhável nem saudável.
Por isso mesmo, a própria literatura “de verão” tende a ser mais light, mais bem-disposta, menos pesada. Os livros têm de bater certo com a areia da praia, o piquenique lado a lado com o carreirinho das formigas, a caminhada da manhã lado a lado com a garrafinha de água, a prancha surf lado a lado com a alforreca. Verão não é tempo para Tolstois e Cesários Verdes, é tempo para Códigos Da Vinci e Escolas do Bem e do Mal. Livros que se leem de uma assentada, que terminam pouco antes do jantar entre amigos, o churrasco na praia, um mergulho na piscina.
Assim – e homenageando a estação do calor, da festa e do riso – aqui vai uma seleção bem disposta e risonha de obras que qualquer um pode ler com prazer, pois a escolha é muita: policiais, romances, contos, histórias exemplares, fantasia e ficção científica.
Boas férias e boa leitura!

E-book (Clique na imagem para abrir)


Sem comentários: