A reação do cérebro estimulado pela leitura foi tema de pesquisa realizada pelo Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica, na França. No lobo temporal esquerdo do cérebro, uma região atrás da orelha é ativada com a finalidade de levar a pessoa a entender o que lê, possibilitando sua viagem através das palavras. (…) De acordo com o coordenador da pesquisa, o psiquiatra Rafhael Gaillard, essa região é mais facilmente ativada quando o assunto dá ênfase à emoção.
Numa outra pesquisa, desta vez pela Universidade de Sussex, Inglaterra, descobriu-se que, através da leitura, é possível aliviar a tensão diária. A explicação para isso é também simples. O cérebro está totalmente voltado à interpretação do que está sendo lido. O corpo parece transferir toda sua atenção para as áreas cerebrais e visuais, deixando os músculos e coração mais relaxados. Quando se sente envolvido com um bom livro, o leitor desliga-se dos cinco sentidos físicos para um local e momento só dele, onde sua fantasia e criatividade possam atuar livremente. Como resultado, a sensação de prazer e de bem-estar aumenta. Isso repercute-se na saúde e pode evitar problemas futuros, consequências de preocupações e estresse.
O excerto deste artigo foi retirado daqui
Pintura da autoria de James Jebusa Shannon
1 comentário:
Não há nada que substitua a leitura. Podem existir aqueles livrinhos de exercícios de matemática para o cérebro, com labirintos, formas e enigmas mas nada substitui a ginástica completa ao cérebro providenciada pelos livros. Por isso leiam, leiam, leiam. Só isso nos torna mais inteligentes.
Enviar um comentário