quarta-feira, maio 29, 2019

O Tempo das flores – Exposição na Biblioteca

O Tempo das flores – Exposição na Biblioteca


Chegou a Primavera e, com ela, as flores, os frutos, o sol, o bem-estar, a cura. Está cientificamente comprovado que todos nós temos um relógio dentro de nós, em perfeita sintonia com o mundo à nossa volta.
Somos animais do dia, não somos criaturas da noite. Durante milhares de anos, nascemos, crescemos e envelhecemos sempre do lado do astro-Rei, e vimos as estações oferecerem à nossa mesa o melhor que têm. E, sim, o Inverno é tristonho, desolador. Mas é também graças a ele que muitas pragas, muitas doenças são praticamente erradicadas das plantas e árvores. Quando os primeiros raios de sol da Primavera começam a surgir, é como se a natureza tivesse “batido uma siesta” bem simpática e feliz e agora acorda renascida, revigorada, rejuvenescida.
Esta exposição estava programada para o mês de Março. Porém, a sua preparação durou muito tempo e esteve dependente da disponibilidade, da saúde e dos horários de todos os funcionários desta equipa. É daquelas coisas que só se fazem de dois em dois anos. E depois veio Abril, as avaliações, a interrupção letiva, a Páscoa. Assim, foi só no início de Maio que esta homenagem à Primavera foi concretizada.
Esta é uma homenagem de flores, de cores, de verde, de poesia. Rosas e jasmins flutuam no céu, a palavra do poeta brilha na parede. Com esta exposição também vieram as palestras sobre os benefícios do sol, das ervas e plantas (vejam o post de ontem!), da preservação do ambiente, o workshop de cosmética caseira e- se tudo correr bem – uma sessão de escrita criativa. Foi um inesperado e não planeado “Mês do bem-estar”. As ideias fluíram, a evolução foi orgânica, os pedidos dos professores para atividades na sala de aula explodiram. Porque é assim, a Primavera. Acorda-nos da dormência do frio e inspira-nos.
Deixamos aqui o testemunho da nossa exposição, através de um e-book dividido em duas partes: a exposição mais os poemas que foram selecionados.
Encantem-se!

E-book da exposição: Clique na imagem, abaixo, para ver.



Sem comentários: