segunda-feira, maio 27, 2019

O legado da cultura Árabe no nosso dia-a-dia




 Parece que foi de propósito, parece que estávamos bem sincronizados: enquanto Mértola se preparava para mais um Festival Islâmico, a equipa da Biblioteca Escolar- em colaboração com a disciplina de História, e focando-se nos conteúdos programáticos do 7º ano, A herança Árabe na Península Ibérica - tinha preparado também uma pequena palestra sobre a herança da cultura Árabe, especialmente no sul de Portugal.
Estava preparada para durar apenas 45 minutos, mas o entusiasmo dos alunos levou a que esta se estendesse à aula da professora Alice Félix, que também abraçou a atividade com interesse, dando também o seu testemunho pessoal sobre as propriedades de algumas plantas. Foi o suficiente para muitos alunos fixarem dois ou três factos importantes. Cada um deles recebeu um pequenino livrinho, que continha informações relevantes, desde a arquitetura dos jardins Árabes e o seu simbolismo, até dados relevantes sobre os benefícios de várias plantas que frequentemente temos nos nossos quintais ou varandas e que, muitas vezes, nem nos apercebemos dos poderes curativos que elas têm, apesar de as usarmos muitas vezes na nossa cozinha!
Por exemplo, sabiam que há imensas flores que podem ser comidas, como a Rosa? E que esta tem imensa vitamina C, o que é excelente para a pele e para combater o envelhecimento? Sabiam que o Tomilho tem imensa vitamina A, o que é excelente para combater problemas de olhos? Sabiam que o Alecrim é ótimo para combater a queda do cabelo e problemas de respiração? Sabiam que os Árabes criaram os chamados “Jardins Sensoriais/Terapêuticos”, e desejavam reproduzir o Paraíso do Céu na Terra? Tudo isto e muito mais foi transmitido nas turmas A e D do 7º ano.


E não faltaram perguntas, sugestões de mezinhas caseiras, testemunhos pessoais, muita brincadeira à mistura. A docente Antónia Guerreiro não se cansou de mostrar a sua sabedoria popular e erudita e aprofundou ainda mais algumas questões colocadas pelos alunos. Para o fim, ficou a promessa – caso ainda haja tempo, afinal os testes vêm aí – de realizar um workshop de cosmética e mezinhas caseiras. Interessados, já temos!


A equipa da Biblioteca e Centro de Recursos agradece, então, o apoio e entusiasmo da professora Antónia Guerreiro e agradecemos também a boa disposição das turmas A e D do 7º ano. Já estão planeadas futuras atividades com estas turmas, para o próximo ano letivo. Ficam aqui as fotos e o folheto que foi dado aos alunos, sobre o legado Árabe e propriedades de algumas plantas medicinais. Posteriormente, os alunos irão também preencher um simples questionário, de forma a avaliarem esta atividade.

FOLHETO E-BOOK: Plantas no mundo Árabe Medieval (Clique na imagem para ver)


Sem comentários: