sexta-feira, outubro 26, 2018

Vamos conhecer a história do nosso planeta!


wps6BF.tmp
No dia 24 de Outubro, a equipa da biblioteca e centro de recursos humanos, em articulação com as disciplinas de História e Ciências Naturais, convidou um professor do Agrupamento de Escolas nº1 de Beja – professor Luís Miranda – a realizar uma palestra para as turmas dos 7º A e D, 10º A e 12º A. Teve como título A História da Terra contada num ano – da formação da Terra ao Homem: o processo de Hominização e o seu objectivo era mostrar aos nossos alunos a história da Formação do nosso planeta, bem como a origem e evolução da espécie humana. Desta forma, complementou-se os conteúdos científicos contemplados nos currículos das disciplinas supracitadas.
A sala estava cheia e muitas cadeiras tiveram que ser acrescentadas, pois alguns alunos mais curiosos de outras turmas também quiseram dar uma espreitadela! Ouviu-se, inclusivamente, a canção Lucy in the sky with Diamonds, dos eternos The Beatles e, para espanto dos professores presentes, vários alunos ainda conheciam esta canção, apesar de não conhecerem a história por detrás dela. Com efeito, foi durante uma escavação arqueológica em África, que se encontrou o esqueleto de um Australopitecos feminino (Austrolopithecus afarensis), que coincidiu precisamente com o momento em que, na rádio, passava esta canção! Desde aí, esta nossa antepassada foi baptizada com o nome de Lucy.
wps6DF.tmp Foram colocadas questões por alguns alunos, abrindo-se um pequeno espaço para debate. Muitos gostaram das imagens e vários lembravam-se – claro! – de alguns dinossauros. De uma coisa temos a certeza: estes alunos saíram da biblioteca com mais conhecimentos dos que já traziam das aulas. É para isto, afinal, que também serve a nossa biblioteca/centro de recursos.
Queremos, portanto, agradecer a todos quantos estiveram presentes – nomeadamente os docentes que acompanharam as turmas – e, sobretudo, agradecemos muito especialmente ao professor Luís Miranda, por ter aceite o nosso convite. Dá-nos imenso prazer trabalhar com colegas de outras escolas!wps6F0.tmp
Aqui ficam algumas imagens desta actividade, bem como – para quem não conhece – a canção Lucy in the sky with diamonds, dos The Beatles!
Até à próxima!
Lucy in the sky with diamonds – The Beatles
A descoberta de Lucy






Sem comentários: