terça-feira, janeiro 17, 2012

Livro da semana

 

O Misterioso mundo dos oceanos, de Frank Schätzing

clip_image001

A vida não teria sido possível sem os oceanos. E não seria possível, pois mais de 70% do oxigénio do nosso planeta provém dos mares e não das árvores. De facto, muito se fala da aniquilação da Amazónia, mas quando nos deparamos com esta verdade, o chão parece que desaparece dos nossos pés. É arrepiante pensarmos que estamos a destruir a vida nestas imensas águas e, por exemplo, os famosos corais – que se encontram em vias de extinção – são uns dos grandes pulmões da Terra.clip_image003

Ecologias à parte, este é um livro que, embora também enfatize a necessidade de preservarmos o pouco que ainda resta da mãe natureza, dedica-se, acima de tudo, a relatar com paixão e emoção esse mundo maravilhoso e misterioso que são os oceanos. E que bem que ele narra a sua história!: Frank Schätzing, para quem adora ler livros de divulgação científica, já é um nome conhecido nas livrarias de todo o mundo. Foi ele quem escreveu a obra O Quinto Dia, que especula o que teria acontecido ao planeta Terra se este não possuísse um satélite chamado Lua. O autor bem que podia escrever argumentos para cinema: os seus livros são vívidos, sempre cheios de ação, mas nunca perdem a sua seriedade, baseando-se sempre em fatos científicos comprovados e aceites por carolas vindos de comunidades como a NASA ou o CERN.

Schätzing não brinca em serviço. O seu objetivo é educar as multidões, ao mesmo tempo em que as entretém. Esta obra é, com efeito, uma verdadeira injeção de sabedoria, e pode ser lida por qualquer um, desde a humilde dona de casa com apenas o quarto ano de escolaridade até ao físico genial que trabalha no LHC, a máquina mais gigantesca do planeta.

Provavelmente um dos capítulos mais fascinantes deste livro é aquele que é totalmente dedicado às profundezas do mar. E, caso vocês não saibam, sabe-se muito, muito pouco sobre esse estranho universo. De facto, foi só há cerca de 30 anos que a Humanidade conseguiu criar tecnologia suficientemente eficiente para estudar as zonas mais profundas dos nossos oceanos. E o que se anda a descobrir é fantástico: para quem gosta de ficção científica, o que se vê na escuridão total das águas é mais bizarro e mais belo do que as histórias da série Star Trek têm para nos encontrar! Não é por acaso que o filme Avatar está cheio de plantas e florestas que brilham no escuro: James Cameron, o realizador deste filme, foi buscar muita inspiração às espécies “alienígenas” que se encontram no fundo do mar (ver foto no cimo deste artigo).

Belíssimo e divertido, este livro é um must da divulgação científica.

Imagem retirada daqui

1 comentário:

Mariza disse...

Eu conheço este livro, é fantástico. Recomendo-o a qualquer um.