segunda-feira, janeiro 16, 2012

Bibliomúsica – Lacraus

 

clip_image002

É um nome de facto estranho para um grupo mas a escolha não é feita ao acaso. Como o site Naturlink deixa bem claro, O Lacrau (Buthus occitanus) é o único escorpião existente em Portugal. Distribui-se por todo o território nacional, desde Trás-os-Montes ao Algarve, encontrando-se frequentemente em zonas áridas, com rochas expostas ao sol. Ocorrem sempre sozinhos e quando são observados dois debaixo da mesma pedra, um está com toda a certeza decidido a comer o outro ou anda à procura de parceiro sexual. A sua visão é tão pobre que não consegue reconhecer um indivíduo da mesma espécie, a não ser quando estão em contacto. (…) Constatou-se também que de Outubro a Março geralmente não se alimentam, rejeitando toda a comida que lhes é oferecida quando são alimentados em cativeiro, encontrando-se no entanto acordados e prontos a defender-se. Em Abril parece acordar o apetite, embora uma pequena quantidade de alimento seja suficiente para satisfazer as suas necessidades alimentares. O lacrau demora aproximadamente cinco anos a tornar-se adulto.

Pequeninos mas mortíferos, os escorpiões são animais fascinantes e ultrarresistentes, ao ponto de conseguirem ficar sem comer durante três anos. Ora, as multidões podem ser comparadas a lacraus: parece que é fácil qualquer troika ou qualquer governo pisá-las. O problema surge quando estas se viram contra o lobo que as tenta destruir…

Este álbum retorna às origens mais primitivas do rock: cru, direto, objetivo, sem efeitos especiais e gravado na hora, não há tratamento de som ou de ideias. É a música no estado mais animal e mais natural. E vale mesmo a pena ouvi-los!

As Cabanas do Tédio

 

Citação retirada daqui

Sem comentários: