quarta-feira, janeiro 25, 2012

E já que andamos a falar tanto do fim do mundo…

 

…O aluno Chen Hao, da turma A do 7º ano decidiu fazer um filme dedicado a este tema.

Não, não se trata do calendário Maia e das profecias de clip_image001Nostradamus. Trata-se, isso sim, da mitologia dos antigos persas (atual Irão). Aliás, o Zoroastrismo (provavelmente a primeira religião do mundo que pôs a hipótese de o universo ter sido criado por um único deus) influenciou muitas fés no seu tempo, inclusivamente aquela que todos nós conhecemos: o Cristianismo. Por isso, não se espantem se, enquanto estiverem a ver este filme, esta história vos parecer tão familiar…

Com efeito, se vocês olharem para a imagem acima, a primeira coisa que vos virá à cabeça é que este desenho representa Jesus, certo? Errado: esta imagem representa Zaratustra ou Zoroastro, o grande profeta desta religião e que, tal como Cristo, valorizava as boas ações, a fé privada, o desprezo pelos poderosos sacerdotes e a salvação através da compaixão e do perdão. Ao contrário de outras religiões, o zoroastrismo não atribui grande importância à fé ou à crença, o fundamental são as boas atitudes e os bons pensamentos, o homem é o responsável pelos seus atos e pelas suas escolhas e colherá o fruto delas, cabe a cada um lutar contra os maus pensamentos e as más ações, trabalho este que nunca está concluído, é um esforço diário e constante. Só através deste esforço o homem pode alcançar uma vida feliz.

Uma coisa é certa: o fim do mundo é uma certeza absoluta… daqui a 5 bilhões de anos. Até lá, não tenham pressa de morrer.

Imagem e citação retirada daqui :

1 comentário:

Mariza disse...

É incrível. Há imensas semelhanças com o capítulo «Revelação» (da Bíblia). Agora já sei de onde parte o legado religioso das ideologias apocalípticas judaico-cristãs. Muito instrutivo...