quinta-feira, maio 13, 2010

A Voz Humana, Uma Vela, O Silêncio e Duas Guitarras

 

clip_image002 No dia 4 de Maio, por volta das nove da noite, essa resposta foi dada: Liberdade é o direito de sermos nós mesmos, de podermos escolher a nossa vida, o direito de podermos realizar os nossos sonhos, independemente da cor da pele, do sexo, da religião (ou não-religião) e da nossa sociedade. Liberdade é também o direito à indignação, o prazer de podermos dizer não quando algo nos choca ou quando sentimos que a nossa vida ou as vidas e ideologias outros já não estão a ser respeitadas.

Inicialmente previsto para o dia 23 de Abril (uma pequena homenagem aos nossos “capitães de Abril”) esta sessão de poesia e música foi adiada para 4 de Maio, “Dia do Português” na nossa escola, dia este que esteve cheio de muitas actividades didácticas e divertidas (falaremos delas mais tarde). O tema esteve claro neste recital: Vozes da Liberdade e começou com as palavras comovidas de José Mário Branco, num excerto da longa “canção” FMI. Apesar de todas as decepções, terá valido a pena o 25 de Abril?

Valeu a pena?

Valeu a pena, pois.

clip_image004 E, durante cerca de uma hora e 20 minutos, quatro vozes vestidas de negro e segurando uma vela (metáfora da Liberdade) “cantaram”, acompanhadas por dois músicos, Bertolt Brecht, Vergílio Ferreira, Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Torga, Fernando Pessoa, Manuel Alegre, Zeca Afonso, António Gedeão dois poemas anónimos e vários outros grandes escritores. O palco, completamente negro e só iluminado por várias velas, criou na sala um clima de intimidade e de cumplicidade. No fim, a “terceira voz da Liberdade” (Clara Rações) declamou o último poema, vestida de branco, acompanhada apenas pelo silêncio de todos.

Foi uma noite mágica e intimista. Por isso, a equipa do PNL/Biblioteca e Centro de Recursos deseja agradecer às alunas Jessica Correia, Melinda Ramani e Clara Rações (primeira foto, à esquerda) pelo seu excelente desempenho e paixão no palco (a “quarta voz” pertenceu à professora Sandra Costa); às alunas Ana Borralho, Margarida Garcia e Mariana Neca por nos terem acompanhado durante os ensaios e pelos excelentes conselhos que nos deram; a todo o público que esteve presente e que adorou o espectáculo; ao professor Jorge Rocha, por ter dedicado um poema seu às três apaixonadas (e futuras?) actrizes; e, por fim, queremos agradecer aos músicos Bento Augusto e Afonso Pereira (infelizmente, as fotos estavam muito escuras...) pelo seu entusiasmo e disponibilidade.

Para o ano há mais, e será ainda melhor!

1 comentário:

Delenn disse...

Com este tipo de iniciativas é que se alimenta a Poesia e o amor a ela. Parabéns.