quinta-feira, maio 06, 2010

Celebrações do Dia Mundial da Terra

clip_image002 Foi no dia 22 de Abril que a festa foi celebrada: quem não estivesse atento, pensaria, e com razão, que o mercado de Serpa tinha mudado de lugar. Ele era tomates, ele era ovos biológicos, ele era couves, favas, nabiças, doces caseiros e saudáveis, queijinhos suculentos, mel do bom e do puro, entre muitas outras ofertas. E todas as vendas reverteram para a Liga Contra o Cancro (umas boas centenas de euros).

Ao mesmo tempo em que a feira biológica dava o ar da sua graça, outras actividades eram feitas: a equipa da Biblioteca/Centro de Recursos, com a ajuda dos alunos do oitavo ano (um especial agradecimento à Ana Borralho pela sua ajuda preciosa), criaram uma espécie de “espaço verde, cheio de sons da natureza, um lugar convidativo para uma boa soneca. Mas, uma vez lá dentro, o panorama não era feliz: dezenas e dezenas de nomes de espécies em vias de extinção alertavam-nos para os nossos maus hábitos de vida neste planeta.

Mais abaixo, no bloco D, quatro turmas criaram palestras para vários tipos de público: o tema “Agricultura Biológica” foi da autoria de David Catita e teve como público-alvo o 12º ano de Biologia; a turma de Economia do 12º ano preparou o assunto “Problemas Ecológicos” e quem assistiu a esta actividade foram alunos do 3º ciclo da escola Abade Correia da Serra; a palestra “Alterações Climáticas” foi dedicada a alunos do 1º ciclo e foi preparada pela turma do 9º A; finalmente, last but not least, a turma do 8º A preparou a palestra “Como Ajudar o Ambiente” para alunos do 2º ciclo da Escola Abade Correia da Serra.

Foi um dia de muita enxada, muito arado e de muita consciência ecológica. Esperemos que o “bichinho” do amor à Natureza se mantenha por muitos e bons anos!

1 comentário:

Lyta disse...

Continuem assim, com esse amor à Natureza. O planeta Terra agradece...