quarta-feira, maio 26, 2010

Semana Da Adolescência

clip_image002Frase do Dia

  A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, mas a estupidez dura para sempre.

Aristófanes, dramaturgo grego

Dar à sola Ou Não, Eis A Questão!

No dia 31 de Maio iremos assistir a uma fuga sem precedentes ou assistiremos ao boicote mais fracassado da História da Internet? Para quem não faz a menor ideia do que é que estamos a falar, aqui vai um resumo desta polémica: os criadores da rede social mais famosa do momento, Facebook, decidiram, sem avisar os seus clientes, tornar públicos todos os dados pessoais e privados dos seus clientes, ou seja, clip_image003dados profissionais, moradas, conversas privadas, fotografias, etc. Tudo isto estará ao alcance de toda a gente. Pelo menos é o que jura o movimento QuitFacebookDay (Dia de desistir do Facebook), que tem como objectivo incentivar toda a gente a desactivar a sua conta precisamente no dia 31 de Maio.

Confesso que esta notícia acabou por me apanhar de surpresa: só ontem fiquei a par deste movimento, pelo que não posso assegurar que estes dados sejam verdadeiros, ou se não passam, afinal, de mais um dos muitos rumores da Internet. Porém, o criador desta rede social, Mark Zuckerberg confessou, numa entrevista, “ter metido o pé na argola”: “Eu sei que nós cometemos vários erros, mas acredito que a partir de agora o nosso serviço será melhor, e que as pessoas compreenderão que as nossas intenções são boas, e que nós reagimos às reacções das pessoas para quem trabalhamos", escreveu Mark Zuckerberg numa mensagem electrónica enviada a um influente 'blogger' de Silicon Valley, Robert Scoble, que disse ter autorização para a sua publicação.(notícia retirada deste link: http://aeiou.visao.pt/fundador-do-facebook-admite-ter-cometido-varios-erros=f560301)

Se é verdade o que o dito movimento anda a afirmar (podem ler as suas justificações aqui: http://www.quitfacebookday.com/) , então as notícias não são lá muito agradáveis para muita gente. Todavia, os espaços na Internet, ao contrário do que as pessoas pensam, nunca foram privados. Talvez seja por isso mesmo que, até à data, apenas uns “ranhosos” milhares estão dispostos a castigar esta rede social. Quem não gostou do Facebook há já muito tempo que desactivou a sua conta. Quem gosta, continuará a usá-la, se bem que, a partir de agora, passe a ser um bocadito mais cauteloso/a em relação àquilo que posta ou diz. Quanto muito, podemos afirmar que este grupo “Anti-Facebook” levantou uma polémica que vale a pena ser debatida. E, no meio disto tudo, há sempre algum mal que vem por bem: talvez agora os cyberbullies não sejam tão protegidos e tão ignorados como têm sido nos últimos anos. Mas todos nós sabemos que de boas intenções está o Inferno cheio…

De uma coisa temos a certeza: se estas novas leis forem para a frente, todas as outras redes sociais imitarão a equipa de Mark Zuckerberg. Por isso, tenham ainda mais atenção ao que escrevem e postam!!

Sandra Costa

Imagem retirada de:

http://www.kateandneil.com/wp-content/uploads/2010/01/bye-facebook.jpg

1 comentário:

Anónimo disse...

Tal como é referido, as redes sociais são de carácter público (saí o seu sucesso). E quem usa a internet amiúde sabe (ou deverá saber) que tudo o que lá coloca (a não ser que seja encriptado) é sujeito à devassa. Inclusivé o que apágamos há muito paira sempre algures na "nuvem"...
lbasilio