sábado, maio 22, 2010

Programa Eco-Escolas

Cá pela Escola …

 

clip_image002

O Programa Eco-Escolas pretende:

§ encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

§ estimular o hábito de participação envolvendo activamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das acções.

§ motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.

§ fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem.

§ divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional.

§ contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local.

Seguindo uma metodologia constituída inspirada na Agenda 21 que de forma simplificada se enuncia em 7 passos: conselho eco-escolas; auditoria ambiental; plano de acção; monitorização/avaliação; trabalho curricular; divulgação à comunidade; eco-código.

Em termos temáticos deverão ser tratados por todas as Eco-Escolas os temas base: água, resíduos, energia e alterações climáticas e ainda, complementarmente: biodiversidade, agricultura biológica, espaços exteriores, ruído e transportes.

A Coordenação do Programa

O Programa é coordenado a 3 níveis:

1 - Na escola, através do professor coordenador que procurará aplicar no terreno a metodologia proposta através do desenvolvimento de diversas actividades com os alunos: reuniões, auditoria; visitas de estudo; elaboração de cartazes; dramatizações; manifestações; exposições, etc.

2 - A Nível Nacional pela ABAE (www.abae.pt), com o apoio da Comissão Nacional do Projecto (*) através de um acompanhamento directo e indirecto: contactos por e-mail, telefone e fax com todas as escolas; elaboração e fornecimento de materiais de apoio; organização de reuniões com grupos de professores e com as autarquias; organização de formação creditada dirigida aos professores; promoção de concursos; organização de sessões com a participação de alunos; participação em acções concretas organizadas pelas Eco-Escolas como Dia Eco-Escola, colóquios, etc.; divulgação do Programa e dos seus objectivos; criação de parcerias para beneficio das escolas; incentivo à troca de experiências e à criação de sinergias para o desenvolvimento do Projecto.
Coordenadora Nacional: Margarida Gomes (Directora Pedagógica da ABAE/FeeP, professora destacada pelo Instituto do Ambiente/Ministério da Educação).

3 - A Nível Internacional (www.eco-schools.org) pela Fundação para a Educação Ambiental (Fee), através de acções que procuram de forma crescente integrar as Eco-Escolas portuguesas na rede europeia, incentivando o intercâmbio de experiências entre os mais de 30 países que a nível internacional desenvolvem um programa com uma metodologia comum.
Note-se que nalguns dos países onde a Fundação para a Educação Ambiental opera o Programa Eco-Escolas, como por exemplo a Suécia, ele constitui já um dos indicadores de sustentabilidade.

Apoios: Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional (*), o Programa conta ainda com apoios específicos para algumas das suas actividades bem, como com o Mecenato do consórcio Unilever/Jerónimo Martins. O novo projecto “Escola da Energia” está a ser desenvolvido em parceria com a Galp energia.

 

 

A Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Serpa já é uma Eco-Escola desde a ano lectivo 2008/2009.

No dia 18 do mês de Janeiro do ano dois mil e dez reuniu pela primeira vez este ano lectivo o Conselho Eco-escolas, sob a presidência da nova Coordenadora do Projecto, a professora Leonor Paiva, com a seguinte ordem de trabalhos: 1- Informações; 2- Elaboração do Plano de Acção; 3- Outros assuntos

Representantes

Nome

Direcção

António Figueira




Pessoal Docente

Ana Ângelo

Etelina Gomes

Leonor Paiva

Matilde Cardeira

Sandra Costa

Pessoal Não Docente

Gertrudes Alhinho

Maria do Carmo Abreu

Autarquia

Isabel Pacheco

Representante dos Encarregados de Educação

Paula Janeiro

Alunos

Mariana Dias

 

(continua)

Sem comentários: