segunda-feira, março 02, 2009

Livro Da Semana

clip_image002

Lisboa Triunfante, de David Soares

A literatura portuguesa do género fantástico está finalmente a dar frutos, a nível internacional. Escritores como Filipe Faria, Ricardo Pinto e David Soares começam a ser conhecidos em países como Inglaterra, Estados Unidos da América, França e até Irlanda. No caso da editora portuguesa, Saída De Emergência, foi tomada a decisão de se criar duas capas e não uma, para a mesma obra: o leitor pode optar por comprar o lagartinho ou a raposa, dependendo do gosto de cada um. Convém lembrar que esta editora é apenas um dos melhores cantinhos literários em Portugal, se não o melhor, onde se pode encontrar “a fina nata” do género fantástico. Nesta colecção, já se publicaram verdadeiras obras-primas emblemáticas, como A Voz do Fogo, de Alan Moore e Titus: O Herdeiro de Gormenghast, de Mervyn Peake.clip_image004

E porquê as duas capas? Bom, vamos dar voz à contra-capa do livro: “Lisboa Triunfante” é um romance épico sobre a rivalidade entre duas figuras misteriosas (a raposa e o lagarto), cuja contenda milenária se cruza com a história da capital portuguesa. Desde as origens pré-históricas de Lisboa até aos anos turbulentos que antecederam a implantação da República, passando pela elevação da cidade a capital do Reino por Afonso III e pela construção enigmática do Mosteiro dos Jerónimos, a galeria de personagens que dão vida a Lisboa Triunfante contém figuras como Frei Gil de Santarém, D. João V e Aquilino Ribeiro.

Ao estilo de A Voz do Fogo, de Alan Moore, esta obra é uma série de mosaicos, e quase que podemos lê-la a partir do meio, do fim ou do princípio. O universo de David Soares é tão estranho que, simplesmente, não conseguimos pousar o livro, nem sequer para tomarmos um banho. Convém, porém, avisarmos que esta história tem que ser lida até à última página, uma vez que muitas das questões que nos surgirão, à medida que acompanhamos as personagens, só serão respondidas nas últimas páginas do romance.

Eis um livro para todos aqueles que possuem uma imaginação selvagem e adoram voar para outras realidades paralelas…

S.C.

Sem comentários: