sábado, março 07, 2009

…E Os Papiros Cantaram!!!

clip_image002

Uma equipa de cientistas/arqueólogos franceses, chefiada por Annie Bélis, conseguiu transcrever e reproduzir, através de papiros do tempo de Alexandre o Grande, as letras, a melodia e os instrumentos musicais que então se utilizavam. Estamos a falar de pequenas canções da Grécia Antiga, que fizeram as delícias de pessoas como Júlio César ou o Imperador Adriano.

Quem já escutou estas pequenas joiazinhas do passado (estão disponíveis na página da revista Sciences et Avenir, a morada encontra-se no fim deste artigo) deve ter sentido uma enorme estranheza. Afinal, os nossos antepassados tinham outros gostos e a música tem sofrido imensas evoluções, ao longo de milhares de anos. De facto, estas canções parecem muito mais “orientais” do que ocidentais.

Os instrumentos preferidos de então eram a lira ou cítara de oito cordas, a flauta e o scabellum, uma espécie de sola de sapato em madeira, ligadas por uma charneira ou dobradiça. Por fim, o Tympanum, um tipo de tamborete, também fazia as delícias dos gregos e dos romanos.

Para escutares as músicas:

http://tempsreel.nouvelobs.com/actualites/sciences/homme_et_societe/20090217.OBS5198/des_papyrus_remis_en_musique.html

A imagem do “Hino à Trindade” (século IV depois de Cristo) foi retirada da mesma morada.

Sem comentários: