quarta-feira, março 11, 2009

Baú da Avozinha

Um Perfume Só Para Mim!!

clip_image003 Há cerca de duzentos atrás, o perfumista era considerado um artista de génio, alguém que criava fórmulas químicas que ofereciam o amor eterno, a fortuna imediata, os favores dos poderosos, a juventude perpétua. O perfumista, nos tempos das grandes monarquias, possuía um poder invejável, a ponto de ser temido na corte e de ter ele próprio a sua legião de admiradores. Mas foi nos princípios do século XX, que a indústria do perfume começou a contemplar também a mulher da classe média, cada vez mais independente e mais vaidosa.clip_image001

Actualmente, vivemos num mundo absolutamente massificado. Não importa se vamos visitar o Irão, o Japão, a Tailândia, a Rússia, a China ou os Estados Unidos da América. Acabamos sempre por encontrar as mesmas marcas de telemóvel, as mesmas boutiques, os mesmos restaurantes de fast food. Vemos os mesmos filmes, as mesmas séries de televisão, os mesmos anúncios publicitários, ouvimos as mesmas músicas, vamos aos mesmos espectáculos e às mesmas lojas. E, claro, compramos os mesmos perfumes.

Talvez seja por isso mesmo que cada vez mais pessoas, fartas de fazer parte de uma cultura de massas, tenha tomado a decisão de criar os seus próprios perfumes em casa. Aliás, quem quer que visite a Internet, depressa descobrirá que as perfumarias caseiras são hoje um fenómeno mundial sem precedentes, de tal forma que os famosos órgãos de perfumista (ver primeira foto) “ressuscitaram”, para alegria de todos os amantes da tradição e da ecologia. Os criadores de perfume voltaram a ser artistas de renome, eternos amantes dos aromas, alquimistas entre o céu e a terra. Nomes como Annick Goutal, Serge Lutens (foto à esquerda) e Patricia de Nicolai circulam pelos salões de beleza, cocktails, exposições, galerias, empresas de cosméticos. E voltaram a fazer algo que já não se fazia há muito tempo: criar um perfume por encomenda.clip_image005

Vamos imaginar que estamos em Paris ou Florença. Se entrarmos no Salon Du Palais Royal ou na Ofissina Farmaceutica de Santa Maria Novella, encontraremos mestres dos aromas que estarão disponíveis para criar o perfume dos nossos sonhos. Primeiro, testarão a nossa pele e averiguarão quais são as notas de perfume que mais se ajustam à nossa epiderme. Há seres humanos que se dão extremamente bem com cítricos, mas não suportam cheiros emadeirados; e há aqueles cujos aromas florais combinam na perfeição com o seu PH, mas não conseguem suportar tons marinhos. Passada esta primeira fase, o/a cliente escolherá o seu aroma. Poderá ser um manjar de canela e pau-rosa, poderá ser uma essência que faça lembrar as estrelas ou uma selva amazónica. E pronto! Aqui temos algo único e pessoal: uma fragrância só nossa, que não existirá em parte alguma do planeta! Sem dúvida que estes perfumes por encomenda serão mais caros do que aqueles que compramos nos supermercados ou perfumarias. Mas o chic é sempre caro…

Para quem não tem dinheiro, mas não lhe falta imaginação, pode começar por construir o seu próprio aroma (há imensos blogs que explicam como fazê-la). Os perfumes são uma ciência, uma arte e um prazer. Não exigem muito tempo (para os amadores, é claro), mas exigem paciência. E são excelentes presentes para oferecermos à família, aos amigos e à nossa cara-metade.

E não há nada mais divertido do que usarmos um perfume feito por nós, que combina com a nossa cara, e que mais ninguém no mundo inteiro tem!

Um Blog que adora perfumes

http://perfumes-etc.blogspot.com/search?q=

Fotos retiradas de:

http://www.mimifroufrou.com/scentedsalamander/2008/06/index8.html

http://memoryanddesire.typepad.com/blog/2008/03/mandy-aftel.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Trabalho de paciência mas de grande prazer. Claro que, às vezes, não obtemos os resultados pretendidos... Mas basta recomeçar e pronto.