quarta-feira, março 04, 2009

A Ciência Explica

Por que motivo alguns cadáveres não se decompõem?

clip_image002Durante centenas e centenas de anos, as pessoas achavam que um corpo morto em excelente estado de preservação, apesar de ter sido enterrado décadas antes, só podia ter pertencido a um santo ou santa. Esse ser humano tinha sido, em vida, tão especial e tão puro, que nem a terra conseguia “comê-lo/a”… No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, a preservação de corpos mortos não é frequente, mas também não é tão raro como se pensava. E hoje sabe-se que este fenómeno natural não tem qualquer ligação com deuses, purezas ou milagres.

Um corpo humano fica num estado de perfeita conservação, se o tecido adiposo conseguir criar uma substância que se parece ligeiramente com o sabão, de nome adipocera. Esta estranha “mistela” é feita de ácidos gordos saturados e sais de ácidos gordos. Esta camada gelatinosa já é conhecida pelos médicos forenses há muito tempo, e já tem ajudado a desvendar muitos crimes, devido ao excelente estado do corpo encontrado. Estas múmias naturais são conhecidas pelo nome “múmia de sabão”, embora as pessoas religiosas, que acreditem nestes “sinais sobrenaturais” usem mais o termo “múmia de santo”.clip_image004

Mas o que é que causa esta fenómeno? Obviamente, as condições climatéricas. O calor e a humidade são os grandes mestres da preservação. E é por isso mesmo que os “santos” e as “santas” encontram-se com mais facilidade nos países mediterrânicos. A Itália, por exemplo, está cheia deles, ao passo que, em países frios como a Inglaterra, não é muito comum encontrar estas múmias. A título de exemplo, foi encontrado recentemente um cemitério da época renascentista em Itália, e vários cadáveres, apesar de terem sido enterrados há centenas de anos atrás, estavam como novos… Na verdade, o caso mais extraordinário de todos é o da Santa Bernardette (ver segunda imagem) que, ainda hoje, está em perfeito estado de conservação.

Alguns factos curiosos: os cadáveres das mulheres têm tendência para se degradarem menos, uma vez que os membros do sexo feminino possuem mais quantidade de gordura no seu corpo. Além disso, são as pessoas gordas que mais se podem candidatar ao prémio “múmia do ano”, visto que a adipocera forma-se muitíssimo depressa nos seres humanos obesos. Também ajuda envolver o corpo numa mortalha húmida, composta por fibras sintéticas, e se encontrarmos a existência de uma substância chamada formaldeído, no túmulo ou cova.

(imagens retiradas de:

http://clareiradigital.ontudo.net/2008/10/27/sobrenatureba-mumia-de-santos/ )

Sem comentários: