sábado, março 28, 2009

Dia Mundial do Teatro

clip_image002

Dizem que a Vida é um palco,
e neste palco da Vida,
luto,
danço,
represento.
Os personagens que por mim passam
apoiam-me
ou enfrentam-me nesta luta
que travo dia a dia.
(Pequenas lutas do quotidiano).
Golpes que não sangram, ou
rasteiras que por vezes me deitam ao chão.
Há quem dance comigo:
os Amigos
(sempre os Amigos).
Com eles ensaio longas valsas,
embalados que somos nas palavras trocadas,
nos segredos murmurados,
e nas confidências a meia-voz.
Os tangos têm um lugar privilegiado
pois esses
danço-os com a Morte
- figura omnipresente.
Detecto-a pela sombra
que projecta sobre mim
e por um certo arrepio no pescoço.
O seu longo braço sobre o meu ombro.
Umas vezes perto
sussurra-me ao ouvido.
Outras vezes longe
sorri-me,
como que a tranquilizar-me.
Represento ainda os inúmeros papéis
que me são atribuídos.
Há máscaras para todos os gostos!
clip_image003

Mas no espelho deste lado do palco,
apenas eu me vejo intacta.
Os espectadores podem escolher
a fantasia que pretendem.
Da farsa ao drama.
Soprano ou contralto.
É só pedir!
É só escolher!
Ao fim de cada dia
baralham-se as máscaras,
trocam-se as deixas,
o cansaço impera.
Quando me olho no espelho
deste lado do palco
e me vejo intacta
como só eu posso ver-me,
a nudez assusta-me de tão crua.
A voz embarga-se de tão rouca,
e as lágrimas lavam do rosto
pinturas já gastas.
Adormeço então
enrolada em mim mesma.
Sonhando um papel só meu.

Poema de Dulce Portugal em: http://paralemdemim.blogspot.com/search?q=

Ilustração retirada de: juntafreguesiafridao.wordpress.com

Foto retirada de: http://revistaraiz.uol.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=180&Itemid=178

2 comentários:

Carmen Orelhas disse...

Em nome do Clube de Teatro da nossa escola, agradeço à equipa da Biblioteca e Centro de Recursos, por terem assinalado este dia tão importante!
Obrigada!
Ass: Grupo de Teatro "(En) Cena"

Sandra Costa disse...

Parabéns a todos os que trabalham nese clube, têm feito um excelente trabalho. E obrigada pelo "miminho"! :)