domingo, dezembro 07, 2008

Livro Da Semana

Breve História De Quase Tudo, Bill Bryson

clip_image004(…) há cerca de quatro ou cinco anos – estava eu num avião sobrevoando o Pacífico , olhando distraidamente para um oceano banhado pelo luar, quando me ocorreu, com uma certa insistência desagradável, que não sabia absolutamente nada sobre o único planeta em que alguma vez ia viver. Não sabia, por exemplo, porque é que os oceanos eram salgados e os Grandes Lagos não. (…) Eu não sabia o que era um protão, ou uma proteína, não sabia a diferença entre um quark e um quasar, não sabia como é que os geólogos conseguiam olhar para um estrato rochoso numa parede de um desfiladeiro e determinar a respectiva idade, não sabia mesmo nada. (…) E, já agora – ou talvez acima de tudo – como é possível que os cientistas pareçam tantas vezes saber praticamente tudo sem, todavia, conseguirem prever um terramoto, ou dizer-nos se devemos levar um guarda-chuva para o futebol no próximo domingo?

clip_image002É assim que Bill Bryson explica ao leitor, na sua introdução, a razão que o levou a escrever esta obra: não sabia nada de Ciência. O autor não é um cientista, é, isso sim, um famoso escritor de livros de viagens. O mesmo considera-se um “viajante relutante” e curioso. Porém, ironia das ironias, o mesmo autor que fala do mundo e dos sítios onde esteve, nada sabia do funcionamento do seu próprio planeta.

É então que decide dedicar anos da sua vida a pesquisar livros, revistas e jornais de carácter científico, para além de conversar com muitos, muitos cientistas. O seu objectivo? Escrever uma obra que, de uma forma divertida e acessível a toda a gente, consiga explicar tudo aquilo que sempre quisemos saber: por que razão o céu é azul? Por que razão o mar é salgado e os rios não? O que é o “Big Bang” e como o descobriram? O que havia antes do “Big Bang”? Já agora, quem inventou este nome? O tempo existe? Como é que os cientistas sabem que há lava nas profundezas do planeta? Como é que os fósseis são fabricados? E por que razão existem tão poucos? Por que razão desapareceram os dinossáurios? E antes deles, o que havia?

Divertido, fenomenal, por vezes hilariante, este livro é uma injecção de Saber e de historietas deliciosas do mundo da Ciência!

S.C.

Sem comentários: