quinta-feira, dezembro 04, 2008

Afinal, O Que Faz Um Bom Professor?

 

clip_image002

Esta é uma questão que, nos tempos conturbados em que vivemos, merece uma boa e séria discussão. O que é um bom professor? Alguém com um diploma? Ou alguém com vocação para ensinar? Ou serão necessárias as duas coisas?

António Raposo ficou conhecido por ter sido condenado a mais de um ano de prisão, uma vez que, durante 30 anos, mentiu ao Ministério de Educação, forjando o seu próprio currículo profissional. Desta forma, durante três décadas, leccionou aulas de Matemática, sem nunca ter tido profissionalização para tal…

Ao longo da sua vida, este ex-professor testemunhou com os próprios olhos a evolução do sistema de ensino, em Portugal. Viu cair governos, ministros, ideologias. Que pensará este outsider da educação actual das escolas públicas?

A livraria Vemos, Ouvimos e Lemos, a propósito do lançamento da sua biografia (António Raposo - Professor Sem Diploma), convidou-o para uma pequena palestra no seu espaço, que será realizada amanhã às 18 horas.

Esta é a biografia em jeito de romance, de história de aventuras, de análise do estado do ensino em Portugal por parte de quem fez parte do sistema durante 30 anos, sentiu as suas falhas e procurou encontrar soluções. Herói ou vilão, quem é António Raposo?

Aconselhamos os nossos alunos, colegas e encarregados de educação a participarem neste evento. De certeza que teremos uns bons momentos de aceso debate…

Sem comentários: