domingo, novembro 30, 2008

Sugestão dos Alunos - Livro da Semana

Génios do Mundo – Pasteur, Margarida Fonseca Santos

clip_image002Pasteur

Este livro fala-nos de um jovem chamado Philippe, de 19 anos, que está a tirar o curso de Estudos Literários. Ora, numa aula, foi-lhe pedido um trabalho sobre alguém muito importante, no ramo da Medicina ou da Biologia. “Calhou-lhe”, então, a vida de Pasteur.

Primeiro que tudo, Philippe foi entrevistar Jean Marc, um descendente deste cientista, para conseguir algumas informações sobre a sua vida. Ficou, então, a saber que ele teve pais perfeitos e maravilhosos. Soube também que Pasteur, ao candidatar-se pela segunda vez na faculdade, ficou em quarto lugar, o que não o impediu de se tornar no pai da Microbiologia.

Pasteur fez imensas descobertas científicas. Por exemplo, este utilizava vários instrumentos para fazer as suas experiências e descobertas. Começou a estudar os cristais de ácido tartárico. Descobriu também que as bolhas que o pão por vezes cria são CO2 libertado na fermentação, e que os seres vivos não nasciam do nada, ao contrário do que muita gente, naquela altura pensava. Estudou a morte inexplicável dos bichos da seda, descobriu a vacina contra a raiva e conseguiu arranjar uma forma de esterilizar o material cirúrgico. Actualmente, existe um instituto com o seu próprio nome!

A editora deste livro chama-se Zero A Oito e tem como objectivo mostrar, de uma forma divertida, a vida de muitas figuras importantes da história da Humanidade. As lindíssimas ilustrações deste livro são da autoria de Vasco Gargalo.

Clara Rações, 7º B

Sem comentários: