segunda-feira, novembro 23, 2020

 

A lenda de São Martinho trocada em “miúdos”

  Foi no passado dia 11 de novembro que se comemorou o dia de São Martinho através de atividades formativas que permitiram conhecer melhor a lenda associada a este dia.


  São Martinho foi um cavaleiro militar que viveu em Pavia, na Itália, nasceu no ano de 316, o seu pai era comandante do exército romano e mandou-o ainda novo para a guerra na Gália (a atual França), antes de partir deu-lhe uma capa que muito apreciava e que lhe havia dado o imperador.


  Durante o caminho para a Gália, Martinho atravessou uma grande tempestade, o outono era muito rigoroso na atual Europa, foi nessa altura que encontrou um mendigo faminto e sem roupa.



  Martinho não sabia como ajudar o mendigo, não tinha dinheiro nos seus bolsos mas lembrou-se que tinha a capa do imperador que o pai lhe havia dado para o proteger do frio durante a viagem, e subitamente, com  a sua espada cortou a capa ao meio e colocou uma metade aos ombros do mendigo, nesse momento,  inesperadamente a tempestade parou e o sol no céu brilhou. Martinho não sabia que o mendigo era Jesus Cristo e que havia realizado um milagre, desde então, quando faz calor em novembro diz-se que estamos no verão de São Martinho.


  São Martinho levava no seu farnel castanhas e vinho, fez uma fogueira e com o mendigo sentaram-se ao seu redor, assaram castanhas e beberam vinho.


  São Martinho despediu-se do mendigo e seguiu o seu caminho para França.

 Depois de combater no exército romano durante alguns anos, Martinho abandonou o exército para se tornar um monge católico e fazer o bem.  

São Martinho foi um dos principais religiosos a espalhar a fé cristã na Gália (a atual França), presentemente é um dos santos mais populares da Europa, é protetor dos alfaiates, soldados, cavaleiros, pedintes e produtores de vinho. No seu dia, assam-se castanhas, mata-se o porco e bebe-se o vinho.

 


 

Texto adaptado de https://www.youtube.com/watch?v=Sy_C8slzUUU e de

https://visao.sapo.pt/visaojunior/2019-11-07-a-lenda-de-sao-martinho/

Imagens retiradas de http://magosdosaber.blogspot.com/2011/11/a-lenda-de-s-martinho_10.html

 

Realizado por, Luana Costa-11.ºB, Neide Cubaixo-11.ºB, Marta Horta-10.ºC e Tiago Silva-10.ºB,

 no âmbito da disciplina de português

Sem comentários: