domingo, janeiro 13, 2019

Bibliomúsica – Eu quero viver no campo!

Otava Yo e The Dead South
wpsFFD5.tmp
É impressão nossa ou não haverá para aí um movimento retro, que está espontaneamente a crescer pelos quatro cantos do globo? Num mundo cada vez mais tecnológico e desumano, onde todos vestem as mesmas roupas, comem a mesma comida, ouvem as mesmas músicas e olham para os mesmos filmes, sites de “faça você mesmo”, “receitas da avó” ou o ressuscitar de sons étnicos brotam como cogumelos de todos os lados.
wpsFFD6.tmpÉ o caso destas duas bandas  acima mencionadas: Os Otava Yo (foto em cima, os paninhos em russo dizem “15 anos de banda”) vêm da Rússia e fazem uma apologia da vida campestre: as pequenas aldeias, os vizinhos que se conhecem uns aos outros, a alegria sadia de respirar o bom ar puro das árvores e dos rios não poluídos. Já os The Dead South veem do Canadá, já foram apelidados de “maninhos maus dos Mumford and Sons, e seguem um estilo musical, de nome bluegrass (o country do Canadá). No mundo da world music, estas duas bandas são rock stars e esgotam salas e teatros.
Deixamos aqui um cheirinho dos sons do campo, das raízes sadias do folclore feliz, criado por gente comum para gente comum.
Otava Yo- Era uma vez numa colina (legendas em inglês)
The Dead South -  The Recap




2 comentários:

Sónia Costa disse...

Excelentes vídeos. Diverti-me imenso a vê-los. É sempre um consolo ver que ainda há pessoas que tocam instrumentos musicais que não são sintetizadores e ainda cantam canções de cariz popular. Espero que estas bandas, bem como os seus públicos aumentem de número no futuro.

Clara disse...

Sempre gostei deste tipo de música. Sem sitetizadores, batidas artificiais, etc. E, além do mais, é divertido.