domingo, novembro 14, 2010

O LHC Conseguiu!!!!

clip_image001

Há uns meses atrás, o nosso blog dedicou um dos seus artigos à maior máquina do planeta: o LHC (Grande Colisionador de Neutrões), propriedade do CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear). Tínhamos também mencionado que o objectivo deste gigantesco projecto consistia em reproduzir a energia que foi despoletada no preciso momento em que o Big Bang “ganhou vida”, e que, durante essa extraordinária explosão, uma pequena partícula baptizada de “bosão de Higgs”, caso exista, podia ser a chave para descobrirmos toda a origem da vida neste planeta. Se quiserem ler ou reler o texto, poderão clicar neste link: http://bibliotecaportaberta.blogspot.com/2010/04/podemos-reproduzir-o-inicio-do-universo.html

clip_image003 Pois bem: até lá, muita água correu pela ponte, e os Americanos “entraram em guerra” com os Europeus, colocando na "corrida ao ouro" o Fermilab Tevatron (imagem à direita), localizado no Estado de Illinois, e construído há mais de dez anos. Trata-se também de um acelerador de partículas, mas mais pequeno (o que não quer dizer que seja menos ineficaz). Como devem calcular, os poderosos e os jornalistas não têm qualquer pejo em “politizar” uma potencial e revolucionária descoberta científica. Por isso, não é de espantar que a corrida ao prémio Nobel esteja, neste momento, a ganhar contornos pouco científicos. Afinal, qual é a equipa de cientistas que não quer ver o seu projecto e o seu nome imortalizado??

Mas, por enquanto, quem está a “ganhar a guerra” são os Europeus (tudo isto é ridículo: o CERN é um gigantesco grupo de cientistas vindos de todos os cantos do mundo!). Não, o LHC ainda não provou cientificamente a existência da “partícula de Deus” (é o nome mais popular dado ao Bosão de Higgs), mas já conseguiu a proeza de criar artificialmente mini Big Bangs (ver imagem no cimo)!!! Segundo a secção DN Ciência, O Grande Colisionador de Hadrões (LHC) conseguiu recriar, na terça-feira, um "mini-Big Bang". A conquista foi conseguida com a mudança da "receita" que vinha a ser usada: em vez de colidirem protões, os cientistas do CERN resolveram usar iões e conseguiram recriar uma versão "mini" do início do universo. Isto é, "mini" mas a gerar temperaturas um milhão de vezes superiores à do Sol. (o artigo completo pode ser lido aqui: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1706090).

A propósito: caso tenham curiosidade de ler os comentários abaixo do artigo acima mencionado, depressa se aperceberão que muita gente não sabe qual é a utilidade de tais projectos científicos, e queixam-se que tudo isto é “dinheiro mal gasto”. Esquecem-se que a internet, por exemplo, foi criada durante os anos sessenta do século passado, no tempo da Guerra Fria, para fins exclusivamente dedicados à espionagem e troca secreta de ideias entre governos, militares e cientistas. Mais tarde, este meio de comunicação acabou por ser útil para o mundo inteiro. Por isso, aquilo que hoje parece inútil e megalómano poderá dar frutos muito positivos a nível de novas tecnologias e bem-estar da Humanidade.

Pensem duas vezes, antes de criticarem o tal “dinheiro mal gasto” dos cientistas.

Um mini Big Bang criado pelo LHC

.
Imagens retiradas daqui e daqui

3 comentários:

Dellenn disse...

Sandra, o Fermilab não foi criado por causa do LHC, ele já existe há décadas e é responsável pela descoberta de algumas partículas importantes. Além do mais os cientistas do Fermilab ajudaram os engenheiros a construir o LHC. Há até componentes do colidor com o nome do laboratório.E têm auxiliado os europeus neste projecto do CERN. Os Media é que têm andado a inventar uma suposta rivalidade entre americanos e europeus...que no fundo nunca existiu entre os cientistas de ambos os continentes.

Lyta disse...

A Sandra esqueceu-se de falar na GRID, a nova Internet, que foi criada para conter toda a informação resultante do LHC (é tanta, que a Internet inteira não consegue contê- -la). Esta é apenas a primeira das consequências tecnológicas que derivaram do LHC. Como vêm, já há resultados tecnológicos.

Anónimo disse...

Ok, Delenn, obrigada pela informação. Mas em relação à competitividade... eu não tinha dito exactamente isso??? Que os media é que estão a "politizar" a questão???

Um abraço,

Sandra Costa