quinta-feira, novembro 11, 2010

Salvem A Nossa Cultura Popular

clip_image002 A página do facebook Memoriamedia Histórias Do Mundo (na foto) foi criada com o objectivo de, diz a sua informação, fixar por meios multimédia momentos da tradição oral portuguesa e global, organizar e divulgar os conteúdos adquiridos no formato web-vídeo. É da autoria de cidadãos da bela cidade do Porto e já vai com 2.632 amigos.

Para já, quem quer que faça parte desta rede social pode e deve clicar na caixa “gosto”, para que os responsáveis deste projecto se sintam incentivados a continuar o seu trabalho. Mais ainda, todos estes conhecimentos do povo, que têm sobrevivido durante séculos, arriscam-se a desaparecer de vez, caso não sejam preservados e transmitidos às novas gerações. É que a “aldeia global”, com todas as suas excelentes qualidades, está rapidamente a “matar” as tradições de todas as nações do mundo. Usamos as mesmas roupas, ouvimos as mesmas canções, vemos os mesmos filmes, lemos os mesmos livros, comemos nos mesmos restaurantes, vemos as mesmas notícias… No fim, sobra o quê? A língua, um pouco de gastronomia e um resquício de “identidade nacional”. Não admira, portanto, que a Europa, África e Ásia estejam a sofrer aquilo que muitos chamam uma “crise de identidade”.

Mas há sempre espaço para o equilíbrio: sigamos exemplos do melhor que se faz lá fora, mas preservemos com orgulho aquilo que é nosso. Estes vídeos que se seguem foram todos gravados no Concelho de Vimioso, em colaboração com a Biblioteca Municipal de Vimioso e com o apoio da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas. E prestem atenção, muita atenção, ao lindíssimo poema da canção Vai Alta a Lua na Mansão da Morte.

Vale a pena ver e ouvir.

O Filho Pródigo

.

Vai Alta A Lua Na Mansão Da Morte

.

Venha O Copo, Venha O Vinho

.

1 comentário:

Dellenn disse...

Lindo! Canções lindas! Excelente trabalho, Sandra! Adoro estas canções populares, nunca me canso delas.