quarta-feira, novembro 03, 2010

Um Presente Maravilhoso Em Tempos De Crise

clip_image001

Graças ao Plano Nacional de Leitura, a nossa equipa acabou de receber 900 euros para gastar em livros. Ouviram bem: 900 euros. É uma soma considerável e dará para renovar o stock das nossas estantes.

clip_image003 Depois de darmos pulos de alegria, as nossas cabecinhas assentaram e começámos a fazer contas à vida: os pedidos e sugestões foram tantos que tivemos que fazer uma selecção criteriosa das páginas e páginas de obras recomendadas. É que 900 euros são, sem dúvida, muito dinheiro, especialmente nos tempos de hoje. Porém, tendo em conta o facto de que a literatura ainda é relativamente cara em Portugal, esta maquia não chega para responder a tantos pedidos.

Em primeiro lugar, deu-se (obviamente) destaque a livros recomendados pelo próprio PNL, desde o 7º ao 9º ano (no caso da nossa escola). Logo a seguir, teve-se em conta as grandes obras da literatura nacional e mundial, adequadas à faixa etária destes alunos. Por fim, deixámos espaço para podermos escolher algumas publicações recentes, e sempre respeitando o critério da qualidade. Para terminar, quisemos “agradar a Gregos e Troianos”: romances eternos e históricos, literatura policial, Ficção Científica e Literatura de Fantasia, poesia, contos. Não faltará por onde escolher e temos a certeza de que, no meio de tantas edições, pelo menos um livro será do agrado de cada aluno. A nova e gulosa montra clip_image004estará disponível provavelmente daqui a (pelo menos) 15 dias.

Não podemos terminar este texto sem agradecermos a todos os professores, pais e entidades que, ao longo de muitos anos, têm vindo a apostar no prazer da leitura. Em Portugal, motivar uma criança/adolescente para o prazer das palavras é tão ou mais difícil do que inventarmos a máquina do tempo. Enquanto que, na Islândia, cada cidadão dedica uma hora por dia à companhia dos livros – e quem não gosta de ler é olhado de lado – o desprezo por estes “objectos inúteis”, no nosso país, já dura há séculos. As constantes e insistentes feiras do livro, usado ou novo; as colecções quase oferecidas dos jornais e revistas; as promoções das livrarias; as actividades das bibliotecas municipais e escolares; os inúmeros (inúmeros!!) blogues dedicados ao prazer da leitura; tudo isto, pouco a pouco, lentamente, muito devagarinho, vai lançando o “bichinho das palavras” na nossa sociedade. Os hábitos de leitura estão, de facto, a crescer, como comprova este artigo do jornal Público, em versão online,  e muito por culpa do Plano Nacional de Leitura. E é preciso haver muito amor pelos livros, para se oferecer agora às escolas tanto dinheiro…

Ainda há muito para fazer, mas já há luz ao fundo do túnel.

 

Aos Missionários da Leitura

 

Gente que Lê

 

Histórias Que Acontecem

Imagens retiradas de: 1 2 e 3

2 comentários:

Ana C. Nunes disse...

Parabéns!
Espero que com esse dinheiro consigam comprar muitos bons livros, e concordo, a pouco e pouco o bichinho da leitura vai sendo plantado nos portugueses.

Anónimo disse...

Algumas sugestões no bolsinho?

Beijos,

Sandra