segunda-feira, novembro 01, 2010

Hoje É O Dia De Todos Os Santos

clip_image002

Para muitos portugueses, este dia é “cinco estrelas” apenas porque dá direito a termos um feriado. São já poucos os que olham para esta data com olhos religiosos e ainda menos os que sabem por que motivo o festejamos. O mundo está a mudar a olhos vistos, e muitas das crenças que antes clip_image003tomávamos como garantidas são hoje olhadas como sendo “coisas de velhos”. Actualmente, imitamos mais os Americanos com o seu Halloween do que propriamente irmos à missa e prestarmos atenção aos exemplos de Fé de muitos Cristãos. O folclore é sempre mais divertido do que a oração. Sinal dos tempos.

Mas afinal… O que é o Dia de Todos os Santos? Como o próprio nome indica, esta data comemorativa pretende homenagear todos os mártires e almas santas que lutaram e morreram em nome de Cristo. Inicialmente, havia um dia para cada santo, e este era celebrado com as suas devidas honras. Todavia, a partir do século IV, o número destes seres tocados por Deus eram tantos que, por uma questão de economia de tempo e espaço no calendário litúrgico, e precisamente para evitar que algum fosse esquecido, teve-se a brilhante ideia de celebrar todas estas figuras importantes num só dia. Os santos são, pois, um exemplo que deve ser seguido, alguém que desistiu das coisas inúteis do mundo para salvar a sua alma e a alma dos outros. E é precisamente por isso mesmo que alguns deles chegam a ser ainda mais amados do que o próprio Deus: foram humanos, estiveram mais perto de nós, conhecem as ânsias e sonhos que todos nós possuímos. E como nos entendem bem, são as entidades mais indicadas para, no Céu, falarem com o “Grande Chefe” e intercederem por nós.

Era costume (e ainda é lá para muitas aldeias do norte de Portugal) as crianças saírem à rua e pedirem “Pão Por Deus”. Eis o que devem cantar (retirado de http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=313):

Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.


Ou então:

Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu'stão mortos, enterrados
À porta daquela cruz.
Truz! Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de s'alevantar
P´ra vir dar um tostãozinho."

clip_image005
Quando os donos da casa dão alguma coisa:

Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho.


Quando os donos da casa não dão nada:

Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto.

Este costume, como já devem calcular, foi criado pelos pobres que, à laia de festejarem os santos, sempre acumulavam mais alguma comida para os próximos dias. Por questões obviamente comerciais, dá-se hoje mais importância aos festejos do Halloween (bem divertidos, diga-se de passagem) do que se dá a esta pequena celebração tão portuguesa. É pena…

Amanhã celebra-se o Dia dos Finados ou Dia dos Fiéis Defuntos, data esta que pretende honrar todos os nossos mortos, amigos, familiares. Há quem use esta data para homenagear os seus “amigos fiéis de quatro patas”, embora a Igreja Católica ainda hoje não acredite que os animais tenham alma.

Dia de Todos os Santos em Portugal

Ladainha de Todos os Santos (Brasil)

 

Documentário Os Primeiros Cristãos -parte 1 de 7

Imagens retiradas de 1, 2

1 comentário:

Dellenn disse...

Muito bem executada, esta pequena pesquisa. Gostei bastante. Infelizmente todas estas tradições estão a desaparecer...