sexta-feira, novembro 05, 2010

O Que Ganhámos Com A Implantação da República?

rep

No dia 4 de Outubro, estivemos a colocar precisamente essa questão, há umas semanas atrás, a alunos, professores e funcionários da nossa escola. Como os testemunhos são longos em alguns casos, optámos por dividi-los em três mini-filmes, que serão aqui postados.

De uma forma geral, todos admitem que a República trouxe coisas positivas para o país mas a nossa nação também não teria perdido muito, caso continuasse a ser uma Monarquia Constitucional. Nota-se, acima de tudo, uma imensa desilusão: não sabemos se esta é por causa da crise actual ou se é mesmo uma opinião convicta, mas muitos não parecem estar muito optimistas em relação ao futuro que aí vem…

Mas antes de andarmos de handy camera a “caçar” depoimentos, o professor Manuel Baiôa (na foto) deu nesse mesmo dia, na nossa biblioteca, uma palestra bastante interessante e enriquecedora às turmas do 12ºC, curso de Humanidades e do 11º C (TOE), sobre o “antes” e o “depois” do fim da Monarquia, suas causas e efeitos, o que se esperava nesse tempo para o país, que sonhos foram conquistados, que sonhos ficaram desfeitos. As turmas presentes estiveram atentas e colocaram algumas questões. Porém, como estavam pouco a par deste episódio da História de Portugal, preferiram ouvir a falar. No fim, quatro alunos do 12ºC deram a cara e aceitaram falar para a nossa aterrorizante câmara, acerca do que pensam deste período histórico e o que ganhámos com ele.

A todos os que colaboraram nestas duas actividades (a palestra e os depoimentos), um bem-haja!

Errata com as nossas desculpas : Onde se lê Guilherme Caniça leia~se Guilherme Tanissa

 

.

.

.

Sem comentários: