quarta-feira, janeiro 13, 2010

Qual Foi A Maior Invenção Da Humanidade?

Em apenas vinte anos, o mundo mudou radicalmente: há vinte anos atrás não existia o Youtube, nem o Facebook, nem o Twitter, nem a Wikipedia, nem as escolas online, os quadros interactivos eram coisa de FBI e da CIA, os computadores portáteis eram dez vezes mais caros do que são agora, não era assim tão fácil espiar o vizinho do lado, a pen era um monstro gigantesco que só dava para armazenar 30 mb clip_image002de arquivos, o tele-trabalho era uma miragem de poucos, o DVD competia com a velhinha cassette de video.

Há vinte anos atrás, não se tinha descoberto ainda um par de óculos que nos permitisse restituir a visão a cegos, a guerra contra o cancro estava quase perdida, 120 exo-planetas ainda não tinham sido descobertos (e alguns deles, segundo vários cientistas, podem muito possivelmente abarcar algum tipo de vida), a existência da anti-matéria ainda não tinha sido provada em laboratório, o teletransporte era ficção-científica e não existia tal coisa chamada “efeitos especiais feitos em computador”. O computador caseiro era um luxo de poucos e o melhor mesmo é nem falar da internet e dos telemóveis. Nasciam os primeiros anti-vírus, o muro de Berlim tinha acabado de ser demolido, palavras como “aquecimento global” ou “reciclagem” só eram sussurradas por alguns loucos e cientistas, a Genética era um ramo da ciência que começava a ter impacto na vida de todos os seres humanos, a tvcabo era uma coisa que só existia “lá fora” (usavam-se antes as antenas parabólicas) e era um luxo de poucos. O Jaccuzzi era um capricho dos grandes abastados (ainda é, mas já não tanto), fumava-se em todos os lugares, inclusivamente nos autocarros e salas de aula (eu tive professores que fumavam na sala de aula!), os solários eram desconhecidos em Portugal, a Feira Popular ainda mexia...

Se continuarmos a pensar em todas as mudanças que ocorreram no mundo e no nosso país, no curtíssimo espaço de apenas vinte anos, nunca mais saímos daqui. Porém, fazendo um balanço geral, quais terão sido as 50 invenções que realmente mudaram a face deste planeta? O jornal Expresso aceitou este desafio tão difícil e fez a sua lista muito pessoal e subjectiva. Muitas destas descobertas/invenções são já um consenso geral: não nos passa pela cabeça não incluir nesta lista as invenções da roda ou da televisão ou da internet. O que torna esta síntese interessante é o grau de importância que todos nós damos a cada uma delas. O que marcou mais a Humanidade? A imprensa (imagem no cimo) ou o preservativo? O frigorífico ou a pilha? A electricidade ou o avião? A Agricultura ou a invenção do relógio solar?

Cada um tem a sua lista pessoal. E se me perguntarem qual foi a mais perfeita invenção do Homem, a minha resposta está pronta: o cão.

E tu? Se tivesses que escolher apenas uma, qual seria? Dá uma espreitadela à fotogaleria do Expresso.pt (http://aeiou.expresso.pt/50-invencoes-que-mudaram-a-nossa-vida=f554598) e vamos lá a ver se concordas ou não com as escolhas da equipa deste semanário.

Já agora, diverte-te com “As dez piores invenções do Homem”. A revista inglesa Focus realizou em 2007 um inquérito a mais de 4164 pessoas, perguntando-lhes qual teria sido a pior invenção da Humanidade, e alguns resultados foram, no mínimo, surpreendentes...

As dez piores invenções da Humanidade

Imagem retirada de:

http://blog.projetovida.com.br/up/p/pr/blog.projetovida.com.br/img/Buchdrucker_1568_ok.gif

Sem comentários: