terça-feira, janeiro 12, 2010

As estrelas Vieram e Encantaram!

clip_image002[6] Na sexta-feira passada, a nossa escola recebeu a visita do planetário móvel da Escola Secundária Diogo Gouveia. O objectivo consistia em ensinar a várias turmas, de uma forma divertida e pedagógica, a melhor maneira de encontrarmos as constelações no céu. Por fora, parecia um gigantesco iglo insuflado (para entramos no mesmo, tínhamos que o fazer de gatas, o que provocou muitos risos bem-dispostos entre todos os participantes). Mas, por dentro, um céu bem estrelado e límpido aguardava a chegada de todos. E nestes dias tão cheios de chuva e de cores cinzentas, soube bem matar saudades dos astros...

De início, o professor Luís Miranda explicou aos alunos presentes a razão porque algumas constelações se chamam Cassiopeia ou Orion, ou por que motivo os nossos horóscopos incluem figuras como o Capricórnio, os Gémeos, Balança ou Peixes, em vez do Galo, do Cão, do Rato ou do Dragão, típicos do horóscopo chinês. Ficámos todos a saber que todas estas personagens astrais foram imaginadas pela antiga Civilização Grega.

 

clip_image004 Como era de se esperar, todas estas figuras apresentam uma lenda, e cerca de vinte minutos foram bem passados a ouvir histórias engraçadas dos deuses do Olimpo, as suas brigas, vinganças, “espertezas saloias”, paixonetas e eternas guerras. Quando finalmente as histórias mais conhecidas foram relatadas, passou-se ao “teste de avaliação”: olhando para o céu estrelado (que, por fora, nada mais era do que uma bola de plástico), perguntou-se aos alunos se conseguiam detectar as várias constelações, desta vez sem a ajuda de desenhos. Quase todos passaram o teste e muitos ainda se lembravam onde estava o cão Sirius, companheiro de Orion ou onde estava o seu signo.

O sucesso desta actividade promovida pelo Plano Nacional de Leitura foi tão grande que vários professores do Secundário, que não tiveram oportunidade de assistir a este evento, pediram um segundo round. Se a tua turma não foi contemplada desta, pede ao teu professor para que inscreva os teus colegas da próxima vez!

E, já agora, por que motivo o horóscopo chinês é tão diferente do nosso? Reza a lenda que Buda, um dia, convidou todos os animais deste planeta para festejarem a chegada de doze meses novinhos em folha. No entanto, só apareceram doze. Por isso mesmo, em agradecimento pela boa vontade destes “amigos não-humanos”, baptizou cada novo ano com o nome de cada um deles...planeta

Sem comentários: