quinta-feira, janeiro 28, 2010

Excelente, Como Sempre

 

clip_image002[4]

Todos nós sabemos que os bons resultados de uma turma dependem bastante do entusiasmo, trabalho e empenho dos professores. Sabemos também que uma saudável relação entre professor e alunos é meio caminho andado para resultados positivos, quer a nível do aproveitamento quer a nível de comportamento. Sem isso, os alunos desmotivam-se, aborrecem-se e deixam de dar o seu melhor. Porém, convém também lembrar que se a turma não cumprir a sua parte não há docente que faça milagres. Também ele/a é um ser humano, também ele/a precisa de se sentir motivado/a, também ele/a precisa de ouvir um “obrigado” por parte dos alunos, também ele/a precisa de sentir que é bem-vindo e que não está a gastar tempo precioso da sua vida para nada. Não há nada que mais desmotive um professor do que uma turma preguiçosa, desinteressada ou até indisciplinada. E, mesmo que não o queira, já não irá empenhar-se tanto como desejava, “baixará os braços” e dedicar-se-á mais a turmas que o valorizem. É o típico “toma lá/dá cá” das relações humanas: se não te interessas, por que motivo irei eu interessar-me?

O blog que vos apresentamos é um perfeito exemplo daquilo que acabámos de falar: quatro alunas da turma 12ºC, Línguas e Humanidades, aproveitaram a disciplina da Área de Projecto para fazer algo original. Arregaçaram as mangas e decidiram criar um cantinho pessoal na internet, todo ele dedicado ao tema do preconceito. E em pleno século XXI, este assunto dá “pano para mangas”: até que ponto a nossa escola é racista ou preconceituosa? Até que ponto aceitamos as diferenças dos outros? Será que somos assim tão “modernos” ou, no fundo no fundo, somos mais conservadores do que nós próprios pensamos?

Há de tudo: notícias, filmes, sondagens, anúncios, filmes, todos eles relacionados com o tema. O blog chama-se Diferenças e Preconceitos e foi inaugurado há quatro dias atrás. Podem consultá-lo aqui: http://diferencasepreconceitos.blogspot.com/. A equipa da Biblioteca/Centro de Recursos deseja-lhes bom trabalho e aconselha as quatro autoras desta página da internet a publicarem com muita regularidade diversos posts, pois é assim que irão ganhar um público fiel, que dará valor ao seu projecto. Para já, o blog é promissor, bem-disposto e é de chorar por mais. E, já agora, aproveitamos para alertar os senhores futuros deputados do projecto Parlamento dos Jovens: há aqui muitos artigos que poderão ser do seu interesse!

É mesmo caso para dizermos: com alunas como estas, dá mesmo gozo sermos professores!

Sem comentários: