quarta-feira, janeiro 06, 2010

Balanço Do Primeiro Período

O tempo passa realmente muito depressa: parece que foi ontem que o ano lectivo começou! Passados cerca de três meses, que balanço geral podemos fazer do empenho, esforço e trabalho das equipas da Biblioteca, Centro de clip_image002Recursos e Plano Nacional de Leitura?

Para começar, vários projectos e actividades que fizeram sucesso no ano transacto continuaram a ter “pés para andar” como, por exemplo, o nosso blog, que se mantém fiel à sua imagem e personalidade. O nosso cantinho persiste em publicar vários artigos e textos que tentem agradar a alunos, professores, pais e funcionários da escola. Desde novidades musicais até artigos de opinião; desde histórias de fotos que mudaram o mundo, até textos sobre Ciência; desde críticas de filmes a sugestões de livros; tudo isto tem enriquecido o nosso espaço digital e tem criado um público fiel. Por fim, temos valorizado sempre o trabalho dos nossos alunos e professores.

clip_image004O Livro da Semana, bem como a Estante do Mês são apostas que criaram raízes e a nossa comunidade escolar já adquiriu o hábito de consultar nos locais próprios as novidades do momento. Mais ainda, os responsáveis pela biblioteca e Plano Nacional de Leitura já foram chamados, a pedido dos directores de turma, às suas turmas para darem uma pequena “palestra”, e estas sessões tiveram como objectivo motivar os alunos para o gosto da leitura. Foi o caso da turma B do sétimo ano, que em Outubro recebeu a visita da coordenadora do Plano Nacional de Leitura, com o objectivo de dar sugestões de várias obras literárias e não literárias aos discentes. A mesma professora acompanhou-os também à Biblioteca da Câmara Municipal durante a última semana de aulas, de forma a ajudá-los a escolher o seu livro de férias, e teve o apoio das funcionárias deste estabelecimento municipal. Resta salientar que este apoio personalizado é realizado todos os dias, pois são vários os alunos oriundos de várias turmas que nos vêm pedir conselhos de obras literárias, a propósito da actividade Contrato de Leitura, exigida nas disciplinas de Língua Portuguesa ou estrangeira.

clip_image006 À semelhança do ano passado, a biblioteca tem ido sempre ao encontro das necessidades e pedidos dos vários docentes desta escola. Por isso mesmo, a biblioteca está sempre em fase de actualização, graças à aquisição de novos livros e de novos DVDs. Neste momento, estamos empenhados em alargar a escolha de filmes, séries de televisão e de documentários que possam preencher as necessidades e gostos da nossa comunidade escolar.

Ao longo deste período, a equipa da biblioteca/Centro de Recursos recorreu também a um serviço de newsletter: diariamente, a Comunidade Escolar tem recebido via mail as novidades do dia ou da semana. Assim, muitos têm-se mantido a par dos nossos projectos e sugestões. Para além desta actividade, recorremos também a um constante serviço personalizado, auxiliando sempre todos os alunos e professores que necessitem de um apoio relacionado com as novas tecnologias. Esta ajuda tem sido sempre efectuada pelo coordenador da Biblioteca José Filipe e pela professora Carmen Cruz.

clip_image008 Outras actividades planeadas foram cumpridas: para além da já tradicional Feira do Livro, que teve como sempre uma boa adesão, efectuada na última semana de aulas do primeiro período, também foi comemorado o Halloween. A biblioteca foi decorada pelos alunos das turmas A e B do oitavo ano e foi feita uma pequena festa para toda a comunidade escolar. Estiveram presentes os pais dos alunos, responsáveis pelo Plano Nacional de Leitura e equipa da Biblioteca Escolar, foram lidos contos de terror elaborados pelos membros das duas turmas, tendo sido premiados os três melhores. Quanto à actividade As Estrelas Desceram À Escola, esta foi adiada por motivo de doença do professor responsável. Assim, estas sessões serão realizadas já na próxima sexta-feira, 8 de Janeiro, no período da manhã.

clip_image010 Foi realizada uma exposição, no âmbito da comemoração dos 50 anos de Astérix. Esta actividade foi feita e montada pela turma A do 9º ano e foi da responsabilidade da professora Maria João Brasão.

Durante o período passado, têm sido efectuadas reuniões entre os projectos Eco-Escolas, Educação Para a Saúde e Clube das Artes, existentes na nossa escola. Tais contactos são necessários, uma vez que a Semana da Adolescência está programada para o segundo período, bem como a Semana da Leitura e vários projectos relacionados com a disciplina de Ciências Naturais e Geografia, a propósito do Ano da Biodiversidade. Encontram-se também planeadas sessões com a Seguranet, o Centro de Saúde de Serpa e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens. Por fim, o Departamento de Línguas tenciona reabrir o Clube das Línguas e trabalhará em conjunto com a Biblioteca Escolar e o Plano Nacional de Leitura, através da actividade Dois Dedos de Conversa.

Sem comentários: