sexta-feira, outubro 16, 2009

Nem de Propósito!

clip_image002

Já todos devem saber que este é o Dia Mundial da Alimentação. Também todos já devem saber que, no nosso país, há cerca de trinta por cento de crianças com excesso de peso e catorze por cento são efectivamente obesas. Os meninos “gordinhos” do recreio da escola deixaram de ser uma minoria e transformaram-se num problema internacional.

Ora, por mais bonitas que sejam as intenções, a verdade é que a carne é cada vez mais a comida dos pobres, senão vejamos: um quilo de peixe-espada pode chegar aos dez euros, ao passo que uma refeição de almôndegas, no Continente, não chega aos três euros. E o melhor mesmo é nem sequer falarmos dos legumes e da fruta, que “estão pela hora da morte”. A velha imagem do milionário pançudo a fumar charuto deixou de ter impacto: hoje, os ricos do século XXI são elegantes, eternamente jovens, fazem fitness três vezes por semana, comem alimentos “biológicos” e têm um personal trainer, pago a ouro. Os pobres, esses, são obesos, feios, velhos, comem comida de aviário e não têm “estilo” nenhum. Para centenas e centenas de milhões de seres humanos, come-se o que se pode, não o que queremos.

Como se tudo isto não bastasse, a magreza passou a ser um sinal de optimismo, de sorte na vida. Os magros gostam de sim mesmos, mimam-se, têm dinheiro, bons salários, são bem-sucedidos nas suas vidas. Os gordos não passam de uma “pandilha” de mal-amados sem auto-estima, são preguiçosos, desleixados e perdedores. Há quem já defenda que os obesos não devem ter direito a serem tratados nos hospitais porque, se estão gordos, “é porque querem”. Claro que o reverso da medalha é… a Anorexia (e também a Bulimia). Os números de adolescentes que, pura e simplesmente, param de comer correctamente, são assustadores, e já atingem os jovens do sexo masculino.

Tudo isto vem a propósito da demissão de uma modelo, pela marca de moda Ralph Lauren. Segundo os “artistas” dessa coisa inútil chamada “Alta Costura”, Filippa Hamilton (primeira foto à direita), uma bela jovem alta, que só pesa 55 quilos… é gorda!!!!! Sim, vocês todos leram bem: esta top model só tem 55 quilos e, segundo os entendidos das passerelles, é uma baleia desmesurada!

clip_image004

Mas esta demissão insólita começou com uma “simples” fotografia: Filippa Hamilton foi convidada para ser a capa da revista Ralph Lauren e, como é óbvio, a nossa modelo sentiu-se muito honrada e aceitou o convite. Ora, os fotógrafos acharam que ela estava um bocadito “inchadita”. Vai daí… submeteram as fotos a um programa chamado Photoshop, e distorceram de tal forma o corpo desta profissional, que ficou quase irreconhecível (foto à esquerda). A denúncia foi feita na Internet e gerou uma avalanche de queixas e uma onda de indignação, por parte dos pais e de todos os médicos do planeta. Os patrões da Ralph Lauren apressaram-se a pedir desculpas e retiraram a foto modificada. Porém, cheios de rancor por terem sido apanhados “com a boca na botija”, não hesitaram em despedir a modelo.

É bom que se perceba uma coisa, de uma vez por todas: existe uma diferença flagrante entre a elegância e a magreza. A não ser que estejamos a falar de pessoas naturalmente magras, pouco peso é sinónimo de doença. A pele fica amarelada, os olhos ficam baços, o cabelo cai e parte-se com facilidade, os ossos ficam frágeis e quebradiços, a menstruação desaparece, os dentes começam a cair, estamos sempre cansados e a concentração diminui substancialmente. Seria bom que o mundo da moda deixasse de ser fútil e insensível, e seria bom que reformulasse o seu conceito de beleza. Quanto às/aos adolescentes que estejam a ler este artigo, desconfiem de corpos perfeitos e aceitem-se como são.

Tudo o resto é efeitos especiais, jogos de luzes e maquilhagem.

1 comentário:

Lyta disse...

Além da evidente falta de ética, conseguiram tornar feia uma rapariga lindíssima. Bomtrabalho, não haja dúvida. E a Ralph Lauren ainda tem menos desculpa do que outras porque é uma marca de roupa desportiva e seria de esperar que, muito desportivamente, defendessem a saúde