sábado, outubro 24, 2009

Tens Um Revolucionário Dentro De Ti?

 

clip_image002 Não há ninguém que não conheça a personagem Mafalda, inventada pelo grande cartoonista Quino: de dedo em punho, sempre atenta às notícias das rádios, dos jornais e da televisão, não se cala e não se coíbe de dar a sua opinião muito particular sobre um determinado assunto. E, sim: é uma apaixonada pela política.

Se achas que este retrato tem alguma coisita a ver contigo; se achas que farias melhor figura na Assembleia da República, do que muitos deputados que ali estão; se achas que a voz dos jovens não é claramente ouvida, pois “aquilo é tudo velhos”; se achas que alguns dos teus pontos de vista mereciam ser ouvidos pelo país inteiro; então, participa no concurso Parlamento dos Jovens e traz a tua escola e o teu programa eleitoral a S. Bento, e mostra o que vales.

 O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR), organizada em colaboração com o Ministério da Educação, Instituto Português da Juventude e outras entidades, com o objectivo essencial de continuar a promover a educação para a cidadania e o interesse dos clip_image004Jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de actualidade. Trocando por miúdos, os alunos terão que desenvolver um programa eleitoral, baseado no tema escolhido (este ano, o Ensino Básico irá discutir a “Educação Para a Sexualidade”, enquanto que o Ensino Secundário discutirá “A República”). A primeira fase será realizada na escola, e serão escolhidos os melhores “deputados” para as sessões distritais. No final, apenas um representante da Escola terá direito à sua palavra na própria Assembleia da República! Será filmado pela televisão e será escutado e entrevistado como se fosse um verdadeiro deputado!

Quase todas as turmas do Ensino Básico da nossa escola já preencheram a sua candidatura e já afiam as cordas vocais para futuros e acesos debates. Então… E as Mafaldas do Ensino Secundário? Onde é que elas estão?

Se queres ter acesso a mais informação, consulta a página http://app.parlamento.pt/webjovem2010/index.html. As inscrições terão que ser feitas neste preciso endereço. Atenção: precisarás de um professor responsável, para participares neste projecto (os alunos do Ensino Básico já têm um). Só tens até ao dia 31 de Outubro, para te inscreveres!!

Ilustrações retiradas de:

http://moodle.ag-sg.net/mod/resource/view.php?id=10200

http://vitoriaestefani.blogspot.com/2009/08/jogar-tudo-pro-alto.html

1 comentário:

Lyta disse...

Tenho a certeza de que haverá muitos alunos nessa escola capazes de mostrar aos deputados o que realmente interessa a este país

Fotça!!

Lyta