sábado, outubro 17, 2009

Coloca-te No Meu Lugar!

clip_image002

E se quisesses fazer uma chamada à família… e não conseguisses alcançar o telefone? E se quisesses reciclar… mas a sociedade esqueceu-se de ti? E se fosses um aluno… que não consegue subir as escadas?

Pois bem: quatro alunos da turma A do 8º ano decidiram, na disciplina de Formação Cívica, fazer um trabalho sobre os direitos dos deficientes. Não contentes com a simples teoria, acharam que seria vantajoso meterem-se na pele de um deles (neste caso, os cegos e os paralíticos). O mini-video que criaram (incluído no seu trabalho de pesquisa) é um pequeno exemplo de como nós, os “normais”, somos indiferentes às necessidades básicas dos mais debilitados. Este pequeno filme comprova uma verdade muito inconveniente: os deficientes motores, para sobreviverem neste mundo, necessitam da solidariedade dos outros. Não possuem quase nenhuma autonomia para serem donos e senhores do seu futuro.

Esperemos que esta “reportagem” vos ajude a abrir os olhos!

Foto retirada de: www.faiaonline.com

1 comentário:

Tinkerbell disse...

a sociedade e as suas infra estruturas ainda estão fechadas aqueles que também precisam dos seus acessos! é uma vergonha que tal aconteça! existem situações que para nós são simples e para pessoas que tem limitações físicas tornam-se um problema! um exmplo com que mais me deparo é a altura das caixas multibanco, passeios, os telefones, apesar de nos centros comerciais vasco da gama e colombo já ter visto adaptados para quem usa cadeira de rodas...