quinta-feira, outubro 22, 2009

Os Jovens Falam

Oitocentas páginas????????

clip_image002No outro dia, levei um amigo meu a minha casa para jogarmos computador. Enquanto ele ia consumando o seu vício, peguei discretamente num livro que já andava a ler. Quando acabou o jogo e olhou para mim, fitou-me com uns olhos tão grandes que parecia que iam saltar das órbitas. Fiquei um pouco irritada e pensei “O que raio têm as pessoas contra os leitores compulsivos?”. Mas o que mais me espantou foi a atitude do meu amigo. Pegou no livro, abriu-o e foi à última página. E exclamou: “oitocentas páginas?!”. E entregou-me o grosso livro, como se tivesse medo de que entre as páginas brotasse um monstro.

Bem, hoje em dia muitas pessoas têm esse comportamento. Se só de se falar de um livro as agoniza, um livro grosso fá-las-ia desmaiar. Bem, meus amigos, chamo aqui os professores de Filosofia (sim, porque basicamente é disso que se trata) para eles vos perguntarem: como podem dizer que gostam de uma coisa sem sequer a conhecerem?

clip_image004Eu sei disso. Eu também já disse, em tempos que já lá vão, que não gostava de ler. Um dia, por curiosidade, experimentei pegar num livro e, curiosamente, as palavras envolveram-me de uma tal forma que não consegui parar. Se pararmos de ler, mais tarde, ele ainda lá está! Curioso, não é? Não é tanta pressão como se estivéssemos a ver uma coisa na televisão…

E depois ainda temos aqueles que dizem que não gostam de ler porque não gostam de Língua Portuguesa. Sinceramente, não entendo como é que não gostam de uma coisa que a todos os dias e a cada segundo cospem da vossa boca, tão naturalmente que nem dão por isso!

Faço daqui um apelo surdo a que todos os jovens dêem mais valor à Língua Portuguesa que, a muito custo, tem sobrevivido tantos séculos, nas linhas dos escritores e nas bocas de quem a preserva…

Beatriz Moreno 10ºC

Ilustrações retiradas do blog:

http://horasserenas.blogs.sapo.pt/2009/02/

2 comentários:

Francisco Oliveira disse...

De vez em quando vou passando por aqui e "bebendo" um pouco daquilo que os nossos alunos vão produzindo. Só tenho uma palavrinha Fantasticas as perspectivas que os nossos alunos vão tendo...não todos, mas a esperança continua a vaguear por aqui.

Carolina disse...

Bom texto, Bibolinas :)