quinta-feira, novembro 11, 2021

Estante do mês de Novembro – 100 anos de Saramago

 


É só no dia 16 de Novembro de 2022 que os 100 anos deste escritor começarão a ser celebrados em todo o país. No entanto, a Fundação José Saramago e muitas escolas já estão a preparar o terreno para o “Menu das Festas”.

A pedido da professora Maria João Brasão, a estante deste mês é dedicada ao 2º prémio Nobel Português (o 1º tinha sido dado a Egas Moniz, em 1949). Para um homem que começou a publicar muito cedo – A Terra do Pecado teve a sua primeira edição em 1947 – a fama nacional e mundial só “estourou” em 1982, graças à criação desse universo esplendoroso chamado Memorial do Convento. A partir daí, o mundo e o país nunca mais se esqueceram dele.

Já agora, para quem está esquecido, não deixa de ser uma ironia que Saramago tenha sido amado mundialmente antes da elite portuguesa abraçar a sua escrita: as invejazinhas, as tricazinhas, as “capelinhas” entre as várias elites literárias levaram a que estes académicos não aceitassem muito bem a chegada de um homem que não só viera de origens humildes como também nem sequer tirara um curso de faculdade. Para todos os efeitos, Saramago foi sempre um autodidata, um homem que, desde a infância, se fechava nas bibliotecas municipais para ler e estudar. Tinha o desejo voraz de aprender, de crescer interiormente e, apesar de ser comunista e ateu, nunca foi propriamente uma pessoa “de grupinhos”. Seguia o seu próprio caminho, a sua própria voz e o seu próprio instinto. Quanto ao povo português, esse deixou-se deslumbrar e fascinar pela linda história de amor entre Blimunda e Baltasar, e ignorou completamente os queixumes da elite. Hoje, é celebrado em todos os continentes, já teve direito a dois filmes – pelo menos – e o seu estilo de escrita já é uma nova forma de expressão literária.

Não temos todas as publicações de Saramago. Mas temos muitas. Embrenhem-se e deslumbrem-se!

 

Link para o e-book:

https://issuu.com/sandracosta075/docs/100_anos_de_saramago_ppt.pptx

Link da imagem:

https://narrativadiaria.blogs.sapo.pt/novas-capas-dos-livros-de-saramago-178593


Sem comentários: