quarta-feira, março 19, 2014

Semana da Leitura - Uma palavra por dia

 

Palavras que aborrecem

clip_image002

Aborrecido com o seu patrão? O dia foi chato? Pisou o seu lindo novo sapato numa poça de água asquerosa? Tem que aturar todos os dias o seu arrogante e presunçoso colega de trabalho? Acha que todos os políticos são traidores e só criam molestas neste planeta?

Pois é, hoje iremos falar da origem de uma série de palavras ligadas ao lado chatérrimo da vida.

Aborrecido – Vem do latim abhorrere, que significa “afastar de si com horror”. Esse “chega para lá” pode ser tanto uma situação como uma pessoa;

Chato – Provém do étimo latino platus, que significa “plano, sem relevo, sem destaque”. É também desta palavra que nasceu o vocábulo “planície”;

Asqueroso/a – Segundo entendidos, esta é uma palavra que deriva do étimo grego éskhara, “crosta ferida e mal-cheirosa”. Este vocábulo, na língua portuguesa, evoluiu para “escara” e, mais tarde, “asqueroso” ou “ascoroso”;

Arrogante – Vem do latim arrogare, “o direito de exigir”. O verbo “arrogar” ainda é hoje bastante utilizado, e quem tem a presunção de exigir dos outros o reconhecimento que não merece é “arrogante”. Por falar em presunção e água benta…

Presunçoso/a – Esta palavra é uma junção de duas: Prae, “antes” e sumptus, particípio passado do verbo sumere, que significa “tomar, pegar”. Ou seja, a pessoa que “toma para si antes dos outros” é presunçosa.

Traidor/a – Por muito estranho que pareça, as palavras “traição” e “tradição” tiveram origem no mesmo vocábulo, traditio, que pode ter dois significados: o de “entregar, passar adiante” (tradição) ou de “entregar algo em prejuízo de outrem” (traição). Ou seja, traidor é aquele que entrega informações que podem criar prejuízo a uma pessoa ou grupo.

Molesta – Esta é fácil: vem do latim molestia, que significa “doença”. O sentido, aqui, manteve-se na íntegra.

Já agora: aonde é que eu fui buscar todas estas informações? Existe um excelente site brasileiro exclusivamente dedicado à origem das palavras, de nome… Origem da Palavra – Site de Etimologia (podem consultá-lo aqui ). O título pode não ser muito imaginativo mas a investigação é de muito boa qualidade, e estamos sempre a adquirir novos conhecimentos!

Citação retirada daqui

Sem comentários: