segunda-feira, março 17, 2014

Semana da Leitura - Uma palavra por dia

 

Qual é a origem da palavra “Sabotagem”?

clip_image002

Todos nós conhecemos o significado deste vocábulo: boicotar/impedir/obstruir deliberadamente algo ou alguém. Boicotes existem em toda a parte, em todos os locais de trabalho, em todas as famílias, em todas as instituições. Porém, o termo “sabotagem” não é assim tão antigo…

Esta palavra vem do francês sabot, que significa “tamanco”, um sapato feito de madeira, e que era muito usado pelas classes mais pobres, uma vez que este tipo de calçado – não sendo propriamente muito confortável – era, no entanto (obviamente!) muito resistente. Com efeito, são poucos os europeus e americanos que ainda hoje se lembram do tempo em que os sapatos de pele/couro eram estimados e passados de pai para filho. Era costume inclusivamente oferecer-se um par de sapatos ao coveiro da cidade/aldeia, como forma de pagamento pelo seu serviço.

Os primeiros relatos de “sabotagem” já veem do século XVIII, e transformaram-se, no século XIX, numa praga para os patrões das fábricas, sobretudo as têxteis. Como forma de protesto, os trabalhadores atiravam os seus sabots para as engrenagens das máquinas, acabando, desta forma, por avariar toda a linha de montagem, e tais paragens e consertos chegavam a custar balúrdios aos donos das empresas. Atualmente, este termo serve para descrever qualquer ação cujo objetivo é impedir que alguém ou algo tenha sucesso.

Para terminar, uma pequena curiosidade: os sapatos têm sido, ao longo dos séculos, objetos carregados de simbolismo, simbolismo este que, muitas vezes, é extremamente negativo. A título de exemplo, no Médio Oriente, atirar um sapato à cara de alguém é pior do que insultarmos a mãe dessa pessoa ou dizermos palavrões. Em Portugal, quando um soldado desertava de uma guerra, era morto e enterrado com os sapatos trocados. No entanto, a partir do momento em que, no mundo ocidental, este objeto passou a ser acessível aos bolsos de todos – tornando-se, assim, uma peça ligada à moda – o seu simbolismo negativo foi pouco a pouco desaparecendo. Hoje, é a grande alegria das mulheres… e a dor de cabeça dos homens que as acompanham num centro comercial.

Hoje, os sabots são considerados peças – bem caras! – de artesanato, que só servem, na esmagadora maioria dos casos, para decorar um quarto ou sala. Alguns estilistas já tentaram ressuscitar o gosto aos “bichos”, mas sem efeito: os tamancos são, muitas vezes pesados e… super ruidosos.

Imagem retirada daqui

Sem comentários: