quarta-feira, março 19, 2014

Semana da Leitura - Uma palavra por dia

 

Battuere: A história de um verbo que deu origem a várias palavras

clip_image002

É no 9º ano que os alunos portugueses estudam a evolução da língua e das palavras. E é precisamente nessa altura que as nossas crianças tomam contacto com aquilo que nós chamamos as palavras divergentes e convergentes: um vocábulo, com o tempo, dará origem a dois ou vários, ao passo que, no segundo caso, é exatamente o contrário que acontece. Ora, um dos vocábulos de origem latina mais fascinantes – o verbo battuere, que significa “bater, golpear, atacar”- foi o feliz papá de muitas palavras que hoje usamos no dia-a-dia (mais tarde, o som “u” caiu, ficando, assim, battere). Ora vejamos:

· Batuta – Objeto que um maestro usa para guiar uma orquestra. A sua finalidade consiste em marcar, bater um determinado ritmo. Inicialmente, a batuta era uma vara comprida e dura que se batia no chão ou numa mesa. Com o tempo, “emagreceu” e ficou mais leve, por questões obviamente práticas. Por falar nisso…

· Batida – Fluência, cadência de um ritmo;

· Bateria – Conjunto de objetos próprios para bater ou atacar; na língua francesa, batterie ainda significa “local onde são reunidas peças de artilharia em condições de atirar”. Com o tempo, esta palavra passou a ter um outro significado: conjunto de coisas que são unidas para um fim em particular”. Por isso, chamamos “bateria” a um instrumento musical cheio de pratos ou “bateria” do carro, computador ou telemóvel (peças juntas que criam eletricidade);

· Batedor – Pessoa que vai à frente de um grupo militar, para supervisionar se o espaço em frente está livre de perigo. O objetivo do batedor é bater-se com o inimigo, para proteger o grupo que vai atrás. Um encontro entre duas fações inimigas poderá dar origem a uma…

· …Batalha – Rixa entre dois grupos que se detestam, e que estão prontos para o combate. Normalmente, os mesmos também são conhecidos pelo nome militar de…

· …Batalhão – Conjunto de pessoas que, juntas e felizes, farão os possíveis para baterem/derrotarem o inimigo;

· Combate – Palavra aparentada. Juntou-se o prefixo “com” + “battere”, e criou-se este vocábulo, cujo significado é “atacar/bater em conjunto”.

Por fim – e acreditem, se quiserem! – é do verbo “battere” que virá a palavra…

· Abajur - Pano, cartão ou papel que serve para cobrir ou atenuar a luz de uma lâmpada. Mais tarde, esta palavra servirá para descrever todo um candeeiro de mesa)O significado original deste vocábulo é “bater a luz/bater o dia” (abbatre/abater + jour/dia).

E por hoje já chega de curiosidades da língua!

Pintura: “Batalha do Campo Grande”, de Pedro Américo de Figueiredo, retirada daqui

Sem comentários: