segunda-feira, outubro 04, 2010

“Livro” Da Semana

 

Visão História - Portugal Há 100 Anos

clip_image002 Amanhã comemoraremos os 100 anos da República no nosso país. Já tínhamos mencionado esta data comemorativa no ano passado (http://bibliotecaportaberta.blogspot.com/2009/10/5-de-outubro-de-1910-implantacao-da.html) e, por isso mesmo, não iremos repetir o que já foi dito. Para homenagear este dia tão importante – para o bem e para o mal – da nossa História, o livro da semana será uma revista publicada no ano passado, e que descreve brilhantemente como era a nossa nação no início do século passado.

E há muito, muito, muito para aprendermos: como viviam os portugueses? O que comiam, o que bebiam? O que faziam nos seus tempos livres? Quem eram as “pop stars” desse tempo? Quantos pobres, analfabetos e marginalizados existiam na nossa nação? Como eram os hospitais de então? Quem ia à escola e quem podia frequentar a escola? Já agora, como era a escola de então? O que se ensinava nesse tempo? Quem tinha o direito de ensinar? Quem podia entrar para as faculdades? Como eram vistos os estrangeiros e os emigrantes? Que direitos tinham, nesses tempos?

Como se vestiam os homens e as mulheres? Que direitos tinham as mulheres? Quem foi Domitila de Carvalho (foto à esquerda)? Quem conseguia ler? Quem gostava de ler? Quem ia ao teatro e quem iaclip_image004 à “Revista” (que começava a germinar nesta altura)? A Ópera era amada pelo povo ou eram só os intelectuais que a apreciavam? Quantos telefones existiam em Portugal? Como eram as estradas, nesse tempo? Já havia salas de cinema em Lisboa? A fotografia era uma coisa cara ou qualquer um podia tirar um retrato? Que músicas se ouviam há 100 anos? Quem eram os “Tonis Carreiras” do século passado?

Os políticos de então eram iguais aos de hoje? Eram visionários, tinham sonhos grandes para a nossa nação? Ou será que só estavam interessados em “ter um tachinho”, como se diz hoje em dia? E a Monarquia? Era activa, interessada no futuro de Portugal? Que direitos tinham os nobres? Que relações tinham eles com o poder da Igreja?

Como era a Economia de Portugal? O que se exportava e o que se importava? Como eram os vips de então? Quais os seus gostos e as suas preferências? O público imitava-lhes os modismos e os caprichos? Já se ia à praia? Já era chic o bronzeado?

E tudo isto numa “simples” revista com cerca de 50 folhas…

Por isso mesmo, já não há desculpa para não sabermos nada desta época. Em menos de duas horas, esta revista oferece-nos uma injecção bem-disposta de cultura, Saber, História e todo um oceano de fotografias de um Portugal já desaparecido mas, estranhamente, ainda tão presente nas nossas vidas.

Vinte valores no Exame Nacional de 2011.

Sem comentários: