domingo, junho 20, 2010

Olhó’s DVDs Fresquinhos!!!!!

E aqui temos nós mais onze aquisições do mundo maravilhoso do cinema! Há de tudo: histórias de amor, histórias de coragem, histórias de mistério, críticas ao mundo actual… É pegar e escolher!

Intervenção Divina, de Elia Suleiman

clip_image002 Sete anos depois da sensação de "Intervenção Divina", Elia Suleiman regressa com o seu terceiro filme (…) e explica como a emoção e a imagem são a chave do seu humor formalista e como o que ele quer é que sejamos todos palestinianos.

Há sete anos, um balão vermelho com o rosto de Yasser Arafat atravessava um posto de controlo israelita, confundindo e desafiando as tropas presentes. O homem que lançou este balão de um carro estacionado faz hoje salto à vara sobre a barreira de betão que Israel montou para isolar a Margem Ocidental.

Elia Suleiman, 49 anos, palestiniano nascido na Nazaré israelita, realizador, argumentista e actor, criou sensação com "Intervenção Divina" (2002), que revelou às audiências internacionais um dos mais singulares olhares do cinema contemporâneo. Um olhar que leva mais longe em "O Tempo que Resta" (2009) (…) um ano depois da sua passagem a concurso pelo festival de Cannes; um olhar formalista e ao mesmo tempo espontâneo, de uma precisão de relojoaria e de um humor seco e absurdista que parecem ter mais a ver com Jacques Tati ou Buster Keaton do que com a maior parte do cinema que se faz hoje.

In http://ipsilon.publico.pt/video/videos.aspx?id=634072917214478773

clip_image004A Esquiva, de Abdellatif Kechiche

Krimo é um adolescente de quinze anos que vive nos subúrbios de Paris. Os seus dias são cheios de aborrecimento até que ouve umas linhas de uma peça do século XIX, uma peça de Marivaux. A partir daí, nada mais parece o mesmo. 
Lydia, vestida com o seu traje histórico, faz parte do elenco da peça da escola. E Krimo apaixona-se por ela. E apesar da reputação que tem de manter, Krimo aceita um papel na peça para poder declarar o seu amor. Será que ele vai encontrar as palavras certas?

In http://www.atalantafilmes.pt/2004/aesquiva/aesquiva.htm

A Esquiva, Trailer

A Criança, de Jean-Pierre e Luc Dardenne

clip_image006Sonia acaba de sair do hospital e tem uma criança em seu colo. Ela e seu namorado, Bruno, resolveram chamar o bebé de Jimmy, mas ainda buscam um segundo nome para a criança. É uma tarde de inverno francês. Está ventando e Sonia protege Jimmy como pode. Indo até seu apartamento, ela descobre que este foi alugado para estranhos por seu namorado. Ela vai até uma cabine telefónica e tenta ligar para o namorado, sem sucesso. A pé, carregando uma criança de oito dias, Sonia atravessa estradas onde os carros não fazem a menor menção de desacelerar para que uma jovem mãe possa chegar ao outro lado. A garota chega até a margem do rio (…), porém, ele não está ali. Ela tenta, novamente, telefonar para ele, mas não consegue contacto. Após pegar boleia com um motoqueiro, ela enfim encontra o namorado. Bruno está na esquina de um restaurante, pedindo esmolas aos motoristas que param no semáforo. O primeiro contacto de Bruno com seu filho não só mostra a total falta de habilidade dele com bebés, como também expõe o fato de que Bruno ainda não concebe a responsabilidade que recaiu sobre seus ombros. (…)

In http://multiplot.wordpress.com/2008/05/13/a-crianca-jean-pierre-luc-dardenne-2005/

Trailer do filme A Criança:

24 Party Hour People ( A Festa Nunca Termina), de Steve Coogan

clip_image007O filme é uma dramatização de eventos reais e simbólicos, muitas vezes lembrando um documentário – bem diferente – onde Tony Wilson (interpretado pelo comediante Steven Coogan), repórter de tv e empresário do ramo da música, é o narrador e “eixo da história”. Motivado por um show do Sex Pistols em Manchester no ano de 1976, Wilson decide investir em bandas independentes da “Madchester scene”. Logo entra na história uma banda ainda sem nome que um pouco depois chamar-se-ia Joy Division . Conhecem?? Para incentivar e mostrar as bandas novas, Wilson organiza a noite da Factory, festas que ocorriam no Russel Club às sextas para bandas independentes, onde aparecem os nomes Joy Division, A Certain Ratio, Vini Reilly e Durutti Column. (…)

In http://roehrs.files.wordpress.com/2008/08/24-hour-party-people-poster-0.jpg

clip_image009

Os Últimos Dias, de James Moll

Cinco judeus húngaros, agora cidadãos dos Estados Unidos contam as suas Histórias anteriormente a 1944, de quando os nazis começaram a exterminar os judeus húngaros, acerca dos meses nos campos de concentração e visitando as suas casas da infância 50 anos mais tarde. Muitos dos depoimentos são pequenos detalhes pessoais: Renée a pôr o seu fato de banho na mala, Irene a esconder os diamantes que a sua mãe lhe deu para ir comprar pão, o jazigo de Klara feito pela sua irmã Alice, Bill a fugir à polícia infiltrando-se numa fila de judeus a caminho de Buchenwald, e Tom a que foi ordenado por um soldado dos Estados Unidos que "comesse todas as estúpidas bananas e laranjas que conseguisse comer".
Um historiador, um Sonderkommando (nome dados aos prisioneiros encarregues dos trabalhos nas câmaras de morte), um médico que efectuou experiências em prisioneiros de Auschwitz, e soldados norte americanos que fizeram parte da libertação de Abril de 1945 também enriquecem este documentário com os seus depoimentos autobiográficos.

In http://www.dvdpt.com/o/os_ultimos_dias.php

Imagem retirada daqui

clip_image011

Estação (The Station Agent) de Tom Mccarthy

Finbar McBride (Peter Dinklage) anseia por uma vida tranquila e reservada. No entanto, medindo um pouco mais de um metro, fica praticamente impossível para ele misturar-se na multidão. Nascido com nanismo, Finbar escolhe então uma rotina de reclusão para fugir da atenção demasiada que a sua pequena estatura provoca. Ele passa a maior parte do tempo cuidando de sua maior paixão: os comboios. Após uma série de eventos, Finbar muda-se para uma estação de comboios abandonada, onde espera ter a paz que tanto deseja. Mas ele logo se envolve, involuntariamente, com uma artista que acabou de sofrer uma terrível tragédia pessoal e com um vendedor cubano de cachorro-quente excessivamente amigável. Um filme emocionante sobre relações de amizade. Uma obra-prima.

In http://twittergrandesfilmes.blogspot.com/2009/10/o-agente-da-estacao-thomas-mccarthy.html (com modificações)

Trailer do filme (sem legendas):

clip_image013

Terra da Abundância, de Wim Wenders

Na Los Angeles dos que já não contam, dois esquecidos da América encontram-se na procura da verdade…

Ele é Paul, veterano da guerra do Vietname, patriota fervoroso. Exposto ao agente laranja, quando foi Marine, sofre de graves problemas psicológicos e paranóia aguda.

Após os acontecimentos de 11 de Setembro, que o fizeram reviver o passado, convence-se que a América está em estado de guerra. Defensor acérrimo do seu país, decide patrulhar as ruas da cidade numa carrinha equipada com microfones e câmaras que aponta a quem lhe parece suspeito…

Ela é Lana, uma jovem profundamente cristã que decidiu viver a sua vida de acordo com a sua crença. Depois de vários anos em África e no Médio Oriente, regressa aos Estados Unidos para entrar numa missão católica que presta ajuda aos sem-abrigo. Tenta, também, saber onde pára Paul, seu tio…

Apesar de terem uma visão do mundo radicalmente diferente, Paul e Lana aprendem, pouco a pouco, a aceitarem-se.

Mas é o assassinato de um sem-abrigo paquistanês, que testemunham involuntariamente, que os vai aproximar: determinados em descobrir a verdade, tio e sobrinha fazem-se à estrada…

In http://cinema.sapo.pt/filme/land-of-plenty

clip_image015 Dois Dias em Paris, de Julie Delpy

Para a fotógrafa francesa Marion (Delpy) e o designer de interiores americano Jack (Goldberg), as férias na Europa deveriam servir para trazer algum romance de volta ao casal. Mas a semana em Veneza não correu como planeado. A comida não era do agrado de Jack e Marion esteve tão ocupada a capturar a paisagem na sua câmara que se esquecem de usufruir da experiência. Agora as suas esperanças voltam-se para Paris... conseguirão eles salvar a sua relação?

In http://cinema.ptgate.pt/filmes/5759

Imagem retirada daqui

Trailer do Filme (Sem Legendas):

clip_image016 Climas, de Nuri Bilge Ceylan

Isa e Bahar são duas figuras solitárias arrastadas pelo seu clima interior eternamente em mudança. E em perseguição de uma felicidade que já não lhes pertence.

"Climas", Prémio da Crítica Internacional em Cannes, é a quarta longa-metragem de Nuri Bilge Ceylan e conta a história de uma ruptura sentimental, ao sabor das estações, a história de um canalha, que se inscreve na tradição de Bergman e Antonioni. O filme é protagonizado pelo próprio realizador e pela mulher, Ebru Ceylan.

In: www.publico.pt

Imagem retirada daqui

Trailer do Filme Climas:

 

clip_image017

Nuremberg, de Yves Simoneau

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países aliados reuniram-se em Nuremberg, na Alemanha, para decidirem o destino de oficiais nazis, julgados por seus bárbaros crimes, cometidos nos campos de concentração, em nome da loucura do III Reich. Entre eles está o notório Hermann Goering (Brian Cox, de BraveHeart). Com os ombros pesados pela responsabilidade e todos os olhos do mundo voltados para aquele julgamento, o promotor Robert Jackson (Alec Baldwin, de O Sombra), questiona os direitos dos acusados.

In http://www.crisdias.com/s/1303/o-julgamento-de-nuremberg.html (com modificações)

Trailer do Filme (Sem LegendasJ

clip_image019 Europa, de Lars Von Trier

Início do filme. Nós, o público, estamos a ser hipnotizados:

"Agora você vai ouvir a minha voz... minha voz vai ajuda-lo a entrar cada vez mais na Europa... a cada vez que ouvir a minha voz, a cada palavra e a cada número, você ficará com a mente aberta e mais relaxado... agora contarei de um a dez... quando eu disser dez você estará na Europa...

Eu digo... um... e ao concentrar-se totalmente na minha voz, você vai lentamente relaxando... dois... suas mãos e seus dedos estão mais quentes e mais pesados... três... o calor espalha-se pelos seus braços, chega aos ombros e ao pescoço... quatro... seus pés e suas pernas estão mais pesados... cinco... o calor espalha-se por todo seu corpo... quando disser seis, quero que vá ainda mais longe... eu digo seis... e todo seu corpo está relaxado e começa a afundar lentamente... sete... você vai mais fundo, mais e mais fundo... oito... a cada respiração você vai mais fundo... nove... você está flutuando... quando eu disser dez você estará na Europa... esteja lá quando eu disser dez...

Eu digo dez...".

In http://dicasdotioraul.blogspot.com/2009/07/europa-lars-von-trier-1991.html (com modificações)

Imagem retirada daqui

Trailer do filme Europa

 

Sem comentários: