quinta-feira, junho 24, 2010

Eco_escola (17)

Segundo Lugar No País!

clip_image002

A Escola Secundária de Serpa classificou-se em segundo lugar na categoria de Grande Prémio Absoluto no Grupo C deste projecto na 2.ª edição do Projecto Escola Electrão. A mesma classificação foi obtida em termos gerais pois foi a segunda escola, entre 603 aderentes, com maior quantidade de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos recolhidos (31.832 kg com uma média por aluno de 63,6 kg). Em primeiro lugar, também pertencente ao Grupo C, classificou-se a Escola Profissional Fundação D. Mariana Seixas de Viseu com 79.920 kg. A revelação foi feita na Sessão Switch Off – Escola Electrão 2009/2010, que decorreu no dia 2 de Junho no Centro de Congressos de Lisboa.

O evento que assinalou o final de mais uma edição deste projecto escolar da Amb3E juntou cerca de 1200 pessoas, entre alunos, professores e entidades oficiais, com destaque para as presenças do Professor Doutor Humberto Rosa – Secretário de Estado do Ambiente e da Dra. Isabel Almeida – Subdirectora-geral da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação.

As t-shirts coloridas das diferentes comitivas escolares e a boa-disposição de todos ajudaram a criar o ambiente de festa, cujo momento alto, já depois do descontraído almoço, consistiu na revelação das escolas premiadas no âmbito da componente de recolha de REEE do projecto. No total, foram recolhidos 1.604.686 kg de resíduos, dando uma média de 2.661 kg por escola e 3,96 kg por aluno, o que significa que em apenas três semanas, cada aluno conseguiu praticamente reunir a quantidade média de REEE que a União Europeia preconiza para cada cidadão, por ano!

clip_image004Para a obtenção destes resultados, além de todo a comunidade educativa, contribuíram ainda em termos de divulgação: A Câmara Municipal de Serpa através da sua página electrónica; o jornal Serpa Informação; o Diário do Alentejo; o jornal Gratuito do Distrito de Beja; o Blog bibliotecaportaberta da Escola Secundária de Serpa; a Plataforma Moodle - alunos - da Escola Secundária; o Blog blogelectrao.blogspot.com; página Facebook - Escola-Electrão; e a página electrónica do Projecto Escola Electrão.

Colaboraram na recolha de Resíduos Eléctricos e Electrónicos as seguintes, vinte e seis, empresas e instituições:

Alenlógica - Informática e Serviços Lda. - Beja

Bejinfor - Informática e Telecomunicações de Beja - Beja

Câmara Municipal de Serpa

Carlos Romeiro - Comércio e Distribuição de Bebidas, Lda. – Aldeia Nova

Carlos Valente – Aldeia Nova

Casa Ferreira, Electrodomésticos - Serpa

Consulpixel - Consultoria e Informática Lda - Beja

Datazero - Serviços de Informática e Internet, Lda.  – Serpa

Elídio Ferreira, Comércio de Electrónica e Informática, Lda. - Beja

Evoralógica - Informática e Serviços, Lda - Évora

Francisco Perdigão – Aldeia Nova

Friserpa-Equipamentos de Hotelaria Lda - Serpa

GEEKCASE-SISTEMAS INFORMATICOS LDA – Beja

Infinito Alentejo-Equipamentos Industriais Lda - Serpa

J. BARRADAS, Cozinhas – Serpa/Vila Nova de S. Bento

João Valadas – Aldeia Nova

José Madeira, Informática - Beja

Junta de Freguesia de Salvador

Junta de Freguesia de Santa Maria

Junta de Freguesia de Vila Nova de S. Bento

Junta de Freguesia de Vila Verde de Ficalho

Olhinfor - Informática e Gestão, Lda. - Olhão

PC Art - Artes Gráficas Comunicação, Lda. - Beja

Rações Malveiro & Graça Mendes, Lda. – Serpa

Siegfried Kraus, Televisões - Beja

Webavant - Consultadoria e Soluções Informáticas – Moura

clip_image006Prémios: 1 Câmara de filmar; 1 Televisor LCD 32”; 1 PC Portátil; 1 Multifunções; 1 Leitor de DVD’s; 1 Projector de vídeo; 1 Máquina de café; 1 Pack de lâmpadas e ainda, enquanto escola convidada, o pagamento da deslocação a Lisboa e alimentação, dos professores responsáveis por este projecto na nossa escola e dos alunos que mais se envolveram nesta iniciativa: as turmas TGEI08 e TGEI09.

Para além da Escola Secundária de Serpa, mais 32 estabelecimentos de ensino de todo o país foram premiados com equipamentos eléctricos e electrónicos.

Aproveitamos para agradecer e dar os parabéns a todos os que contribuíram para este resultado electrizante!

Até breve!

A Equipa responsável pelo projecto Escola Electrão (texto de Manuel Silva)

clip_image008clip_image010

Sem comentários: