segunda-feira, fevereiro 22, 2010

PNL - Semana Da Leitura: Citação Do Dia

Um Pequeno Aperitivo Para A Leituraclip_image002

 Grandes mentes falam de ideias. Mentes médias falam de factos. Mentes pequenas falam de pessoas.

Eleanor Roosevelt, século XX

 

 

 

 

BookTrailer: Mar de Papoilas, de Amitav Ghosh

 

Os Primeiros Parágrafos De Um Livro Memorável

Pássaros Sem Asas, de Louis de Bernières

clip_image004

Aqueles que permaneceram neste lugar muitas vezes se interrogaram por que razão Ibrahim enlouqueceu. Só eu sei, mas sempre me calei porque ele me pediu para respeitar a sua dor ou, como ele também disse, para me apiedar da sua culpa. Agora que ele está louco, que o sol já há muito secou a chuva que lavou o sangue das rochas, e que já quase não resta ninguém que se lembre da bela Philothei, parece-me que também ninguém se sentiria traído se a verdade fosse finalmente conhecida. Tem corrido tanto sangue entre nós que, olhando para trás, nada dessa verdade parece verdadeira, e já não importará muito se eu finalmente contar a última desgraça que caiu sobre Philothei, a doce, vaidosa e bela cristã.

Há um momento na vida em que cada um de nós que sobrevive se começa a sentir como uma espécie de fantasma que se esqueceu de morrer na altura certa, e a verdade é que muitos de nós éramos bem mais divertidos quando jovens. A idade parece fazer o coração dobrar-se sobre si mesmo. Alguns caminham agora sozinhos, a sonhar com o passado; outros apercebem-se que perdem o jeito de se aguentarem ao sol. A ideia do futuro é, para muitos de nós,mais um motivo de irritação do que para optimismo, como se já tivéssemos a nossa conta de novidades e apenas ansiássemos pelo longo sono que envolve as pontas das nossas vidas. Eu próprio sinto esse cansaço.

Pássaros sem Asas, de Louis de Bernières, Edições Asa

Sem comentários: