quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Eterno, Sempre Eterno...

Se aceder à Internet através da Google (e em 99% dos casos é o que acontece) já ROCKWELL deve ter reparado no casal de crianças que está a embelezar a palavra “Google”. Pois é, hoje é o dia de nascimento de um dos mais fabulosos ilustradores do século XX: Norman Rockwell (foto à direita), um americano que gostava de ser americano, tinha orgulho do seu país e, durante décadas, assistiu às mudanças mais incríveis e mais fabulosas da sua nação, desde o fim da segregação racial à ascensão da mulher no local de trabalho, desde a chegada dos Beatles até à aterragem na Lua, desde o dia-a-dia feliz e bem-disposto de uma classe média branca, até ao poder dos presidentes.

Ao contrário de muitos colegas seus, Norman Rockwell preferia focar o lado feliz da nossa existência, os pequenos flagrantes da vida real. Preferia ilustrar o homem comum, como, por exemplo, a senhora professora, o camionista, a família que vai de fim-de-semana em viagem e que volta esgotada ao fim do dia. É verdade que Rockwell pouco ilustrou as minorias étnicas, mas tal não tem nada a ver com uma mentalidade racista. Este americano preferia pintar a realidade que conhecia, e o seu mundo, para todos os efeitos, era o mundo dos brancos da classe média. Porém, esteve sempre atento às mudanças do seu país e não esqueceu a pequenina menina negra que foi escoltada até à escola de brancos por polícias.

A sua América era a América feliz, inocente, optimista, a América das famílias unidas e dos grandes sonhos, o American Way of Life elevado à glória suprema. E, ao olharmos as suas imagens, chegamos a ter pena: como é que a terra do “Tio Sam” é hoje o lugar onde miúdos matam miúdos nas escolas? Como é que chegámos a este ponto?!

Deixamos aqui a nossa sincera e comovida homenagem e apresentamos quatro ilustrações da sua autoria, e que fizeram história. História com “H” grande.

clip_image002[8]

Ilustração 1: Cidade-Afro

clip_image002

Ilustração 2: O Boato

clip_image002[11]

Ilustração 3: Ir e Chegar

clip_image002[13]

Ilustração 4: Rosie, Mulher de Armas

Sem comentários: