segunda-feira, outubro 13, 2008

Livro da semana

Na semana passada, apresentámos à escola A Noiva Bórgia, de Jeanne Kalogridis. Desta vez, vamos falar de uma obra de literatura fantástica, escrita por um português: A Manopla de Karasthan, de Filipe Faria.
Este livro foi aprovado pelo Plano Nacional de Leitura e recebeu a seguinte crítica da Webboom:
É a primeira obra escrita por um português no género “high fantasy” (de que a referência máxima é Tolkien). É uma estreia prometedora de um jovem de 20 anos ainda a frequentar a universidade, e que já recebeu um prémio. “A Manopla de Karasthan” é o primeiro de sete volumes das “Crónicas de Allarya”, e narra a demanda heróica de Aewyre Thoryn e dos seus companheiros em busca do desaparecido rei Aezrel, pai de Aewyre. Pelo caminho defrontam-se com as várias forças do mal e criaturas bizarras de toda a espécie, como é apanágio do género. No entanto, neste livro de Filipe Faria, as personagens femininas têm um maior protagonismo do que é costume, e o sexo não é escondido.
Filipe Faria tinha “apenas” 21 anos, quando começou a escrever esta saga e ganhou o prémio Branquinho da Fonseca, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo semanário Expresso. A escola já dispõe dos três primeiros volumes!

Sem comentários: