sexta-feira, outubro 14, 2022

Livro da Semana - Uma Questão de Cor, Ana Saldanha

 

-Mas o que é que eu fiz? Nada. Só estou aqui a conversar com o teu primo escurinho. Não sabia que tinhas disto na família.

E foi assim que o primeiro dia na nova escola do Danny correu: com “bocas foleiras”, professores espantados por verem a sua prima com um rapaz escurinho, gente que não acreditava que ela tinha negros na família, colegas a dizerem “gracinhas” à volta de cores de pele…

Na verdade, toda esta história gira à volta de Nina, a prima do Danny. É ela quem conta na primeira pessoa todas estas peripécias que se estão a desenrolar. E, no início, ela nem achou piada nenhuma à mudança: estava tão feliz com o seu novo computador e o seu quarto e de repente, vindo do nada, teve de ceder o seu quarto para o Danny, que sofre de asma e vai morar na sua casa, para estar mais perto da nova escola.  Mais um pequenino pormenor: Daniel é mestiço, e tal característica física irá trazer muitas zangas e conflitos à nossa personagem principal. No entanto, até a própria Nina vai ter de enfrentar os seus próprios preconceitos. É que o paternalismo nada mais é do que um racismo escondido e educado…

Escrito em 2002, este livro continua a ser bastante atual, 20 anos depois. Sim, é verdade que a loucura agora já não é os desktops, é os smartphones. E, no entanto, a mentalidade continua a ser quase a mesma. Sim, é verdade que as pessoas já começam a ter consciência de certas palavras e ações, mas a mentalidade continua a ser quase a mesma. Sim, é verdade que os emigrantes já não são quase todos da África, muitos até já começam a vir da Ásia e até da Europa… mas a mentalidade continua a ser quase a mesma. Por isso mesmo, esta obra, uma geração depois, continua a ser bastante atual. E, por isso mesmo, continuamos a aconselhar a sua leitura.

Afinal, a mochila cultural veio para ficar.

Sem comentários: